O Regimento de Polícia Montada (RPMon) completou nesta quarta-feira (23) seu 39º aniversário. O evento foi celebrado na sede da unidade no Riacho Fundo I com a presença do Subcomandante Geral, Coronel Hércules, do Comandante do Policiamento de Missões Especiais (CPME), Coronel Carlos André, do Comandante do RPMon, Coronel Siqueira, de ex-comandantes do RPMon e comandantes de unidades da PMDF, além da tropa da cavalaria.

Os policiais militares que lesionaram no cumprimento do dever e aqueles que se destacaram nas atividades operacionais do policiamento montado foram homenageados na solenidade.

 

Segue os nomes dos policiais que se acidentaram em serviço: Tenente Marcus Alexandre, Sargentos Flávio José, Antônio Francisco, Fillippi Augusto, o Cabo, Isaac Newton e o Soldado Vinicius Na ocasião, foi realizado também, uma homenagem aos policiais destaques operacionais do mês de maio 2021, os Cabos Winson Carvalho e Thiago Pessoa.

História de um sonho

O Ex-Comandante do RPMon, Coronel Caravellas, entregou às mãos do Comandante do Regimento Coronel Rabelo, a obra “Policiamento Montado 40 Anos – A História de Um Sonho”, um compêndio de sua autoria que, com uma visão holística, narra os eventos históricos da implantação do policiamento montado na capital do país.

A obra trata de todas as etapas, origens, obstáculos e nuances da saga de criação do Regimento de Polícia Montada, com depoimentos dos ex-comandantes e dos veteranos que vivenciaram aquele momento ímpar, desde a ordem recebida para criação do Núcleo do Regimento de Cavalaria, passando pelas escolhas dos equinos no Rio Grande do Sul.

A obra também narra o primeiro curso, as instalações, o Patrono, o primeiro policiamento a cavalo na Capital Federal até as operações policiais da atualidade, a função social do Regimento junto à comunidade carente e os fatos históricos nos quais a cavalaria fez parte.

 Um documento de valor histórico, um capítulo que mostra uma parte especial da história a Bicentenária Polícia Militar do Distrito Federal.