A plataforma mais famosa do mundo voltada para o networking profissional é o LinkedIn, ela oferece várias oportunidades, tanto para pessoas quanto para empresas, e ambas ajudam no posicionamento de marca. Lembre-se, você também é uma marca. O casamento perfeito do LinkedIn é: as empresas buscam profissionais, e os profissionais buscam empresas. Essa interação gera uma conexão que vai além de um currículo cheio de cursos.

Na plataforma você coloca suas competências, preferências, textos e muito mais, essas informações ficam disponíveis 24h por dia para quem quiser ver. Com 740 milhões de membros a rede pode influenciar muito na sua carreira e abrir portas inimagináveis.

Se você ainda não usa o LinkedIn, comece hoje mesmo! Vou dar algumas dicas para você bombar seu perfil!

1. A dica número um é de um dos fundadores do LinedIn, Jeff Weiner, ele revelou que o que direciona ele na busca por talentos é a premissa “competências, não diplomas”. Ou seja, sair um pouco do tradicional diploma e focar na pessoa, suas capacidades, gostos e afins.

2. O conteúdo do LinkedIn é diferente das outras plataformas, então esse é o momento de escrever sobre questões técnicas da sua área, use e abuse do marketing de conteúdo. Use a plataforma como um blog, quem sabe seus textos não ficam conhecidos e você vira um influencer no LinkedIn?!

3. As empresas postam vagas de emprego, então se você está em busca de um novo emprego, ou de olho em uma nova oportunidade, siga as empresas que você se interessa e fique ligado.

4. Interaja com as conexões, a rede é para networking. Solicite recomendações de ex-chefes, colegas de trabalho, clientes e professores.

5. Perfis com foto são mais vistos. Avalie seu meio de trabalho e principalmente, sua identidade, e poste uma foto legal que não precisa, necessariamente, ser formal.

6. A última dica de ouro é: dedique-se e faça um bom resumo de quem você é, e refaça sempre que necessário. Você também é uma empresa, então descreva como você quer ser visto. Use e abuse da criatividade, pegue referências em perfis que você acha legal e invista na sua descrição.

Se você ainda não tem um perfil, crie um agora mesmo, e se você já tem, atualize-o e abra as portas para as oportunidades 🙂