A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nessa segunda-feira (9), a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento do Programa Minha Casa, Minha Vida. Proposta pelo deputado Gabriel Magno (PT), a Frente tem como objetivo fomentar o programa habitacional do governo federal no DF.

Participaram do encontro o chefe da pasta responsável pelo programa, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Marcelo Gomide, e representantes de movimentos sociais por moradia.

“O ‘Minha Casa, Minha Vida’ é um dos programas sociais mais bem sucedidos no País e não é apenas um programa de habitação, pois, além de gerar moradia digna, ele investe na construção civil, indústria que mais gera empregos no País, e estimula diversos investimentos em infraestrutura”, diz o distrital.

O Programa em questão foi criado no governo Lula, em 2009 e foi retomado este ano. Gerido pelo Ministério das Cidades, o programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais, na cidade ou no campo, até um determinado valor.

O requerimento de criação da frente parlamentar contou com a adesão dos deputados Dayse Amarilio (PSB), Pepa (PP), Chico Vigilante (PT), Rogério Morro da Cruz (sem partido), João Cardoso (Avante), Eduardo Pedrosa (União) e Doutora Jane (MDB).

Também confirmaram presença na solenidade o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Distrito Federal, Roberto Policarpo; o superintendente nacional de Relações Institucionais da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bretas; a coordenadora-geral da Central de Movimentos Populares, Darly Dalva da Silva Máximo, e Juscelino França, da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).