Aos 30 anos, no auge da carreira, Michael Jordan anunciou, em 6 de outubro de 1993, a aposentadoria do basquete. A decisão surpreendeu os fãs. E esse não era o fim da linha como atleta. Jordan foi para outro esporte. A lenda da NBA trocou as quadras pelo diamante de beisebol.
Michael Jordan estreou na liga de basquete profissional norte-americana em 1984. Na primeira temporada, foi destaque e ganhou uma vaga no NBA All-Star Game e o título de estreante. De 1991 a 1993, conquistou o tricampeonato com o Chicago Bulls.
Em 1993, Michael Jordan disse em uma coletiva de imprensa que não tinha mais motivação para jogar basquete e que não tinha mais nada a provar. O atleta também comentou a morte trágica do pai, assassinado meses antes, em julho daquele ano, e disse que já tinha conversado sobre a aposentadoria com o pai. Na ocasião, também falou que queria passar mais tempo com a família e ter uma vida normal.
No ano seguinte, Jordan estreou no beisebol pelo Chicago White Sox. A decisão de mudança de esportes foi um conselho do falecido pai. Ele realizou o sonho do pai, mas não teve um desempenho de destaque no campo de beisebol.
A lenda da NBA ficou no time até 1995. Logo em seguida, voltou às quadras pelo Chicago Bulls e conquistou mais três títulos seguidos de 1996 a 1998 na liga de basquete.
Em 1999, mais uma aposentadoria. Na época, declarou que estava mentalmente exausto. Em 2001, mais um retorno às quadras, dessa vez para defender o Washington Wizards até 2003.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: José Carlos Andrade
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão