Desde o dia 23 de novembro, com duração até o próximo dia 04 de dezembro, 41 servidores das oito regionais da Diretoria-Geral de Polícia Penal participam do curso de capacitação e habilitação em Pistola Imbel MD6 TC, com duração de 20 horas. Para atender todas as nove Coordenações Regionais Prisionais, o treinamento foi dividido em quatro turmas e está sendo ministrado por Policiais Penais instrutores de tiro, que foram formados pela instituição por meio da Escola Superior de Administração Penitenciária (Esap).
O curso de formação foi ministrado para turma Alfa, em Itaberaí, nos dias 23 e 24 de novembro. A turma Bravo participa do treinamento hoje e amanhã, 26 e 27 de novembro, em Rio Verde. A turma Charlie fará o curso nos dias 30 de novembro e 01º de dezembro, em Valparaíso; e a turma Delta conclui o cronograma nos dias 03 e 04 de dezembro, em Aparecida de Goiânia.
Segundo o Policial Penal Leandro Militão, gerente de Ensino da DGAP, o curso tem como objetivo capacitar e habilitar os servidores para o uso correto e seguro do armamento institucional. “A habilitação visa o emprego de técnicas e fundamentos de tiro. No final da instrução os alunos são submetidos a uma avaliação antes de serem considerados aptos para portar e fazer cautela permanente do armamento”, explica.
A avaliação ao final do curso consiste em dez disparos, a sete metros de distância, partindo da posição Isósceles ou Weaver, sem tempo, contra alvo do tamanho A4. Para ser aprovado o servidor precisa ter 70% de acerto no alvo.
O chefe da Seção de Ensino Operacional da Esap, Sergio Izaías, afirma que o curso de habilitação no armamento institucional é mais um investimento do Governo de Goiás na qualificação dos policiais penais do Estado. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento profissional e pessoal dos nossos servidores porque entendemos que isto é fundamental para evolução do sistema penitenciário, causando impactos positivos na segurança pública como um todo”, defende.
O Diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, afirma que o curso atende diretrizes do governo para o frequente aperfeiçoamento técnico dos servidores penitenciários. “As diretrizes do Governo do Estado são no sentido da profissionalização cada vez maior não só gestão, mas também das áreas operacionais do sistema penitenciário goiano”.
A ESAP tem sede na Avenida Goias, no Centro de Goiânia. Trata-se da Academia da Polícia Penal sendo essa a responsável pela capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento dos servidores penitenciários em Goiás.
Polícia Penal Goiás
Comunicação Setorial
Instagram: @policialpenalgo.oficial e @dgapgoias
Youtube: Polícia Penal Goiás Oficial
Facebook: @dgapgoias
Twitter: @PoliciapenalGo e @dgapgoias