Ontem ocorreu no Centro de Ensino Fundamental Telebrasília, no Riacho Fundo, mais uma reunião do Conselho comunitário de segurança. Mesmo diante da dificuldade de chegar  no horário (19h) estive presente.
Os pontos principais tratados foram os listados abaixo:
– Criação do conselho de segurança escolar nas escolas do Riacho Fundo;
– Solicitação de Rondas periódicas nas proximidades das escolas;
– Solicitação de operação pica-pau (abordagens aos alunos com detectores de metal) na entrada das escolas;
– Solicitação de maior agilidade no atendimento de ocorrências, QUE CADA POSTO TENHA UMA VIATURA PARA COBRIR SUA ÁREA DE RESPONSABILIDADE;
– Combate ao tráfico de drogas na cidade;
– Liberação de uma área para estacionamento no bairro Sucupira;
A palavra foi passada ao representantes da segurança pública e algumas questões foram esclarecidas:
O subcomandante da 19ª CPMInd, CAP Reginaldo informou que o Riacho Fundo receberá em breve 5 (cinco) viaturas para serem distribuídas entre os postos comunitários da cidade. Foi criado também um email que funcionará como uma linha direta entre a comunidade e a polícia. Nas próximas semanas será inaugurado o posto da QN 08 do Riacho Fundo II.
O delegado- chefe da 29ª DP, Dr. Sebastião,  enfatizou a importância do registro de ocorrências, alegando que “a polícia não tem bola de cristal”, orientou os comerciantes a instalar câmeras de segurança e falou da dificuldade em se combater os “pequenos” traficantes. Uma boa notícia, foi a informação de que já esta em andamento o processo de licitação da NOVA ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL E DA DELEGACIA DO RIACHO FUNDO II!
Mais uma vez as respostas das autoridades estão presas as estatísticas e percebe-se que não existe uma divulgação da reunião por meio dos membros do conselho, pois sempre nota-se a presença das mesmas “lideranças”. A administração se encarrega de fazer os “convites” por meio de ligações informando a data e horário dos encontros! 
Percebi que os membros do conselho, após lerem o livro policiamento inteligente, foram mais objetivos em seus comentários. Alguns chegaram a fazer perguntas existentes no livro. Achei interessante esse detalhe!
” Se o projeto  prevê 300 postos comunitários, também deveria prevê 300 viaturas, 300 computadores, 300 pontos de acesso a internet, 300 telefones…”