A paralisação dos cirurgiões-dentistas do quadro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal repercutiu hoje (24) na Câmara Legislativa, onde deputados distritais foram à tribuna da sessão ordinária para prestar apoio à categoria. O deputado Jorge Vianna (PSD) defendeu o pleito dos dentistas. “Estamos na unidade da federação com uma das piores coberturas de saúde bucal do país. É preciso uma reestruturação na carreira. Ainda que o governador tenha dado reajuste em três parcelas, ainda assim há defasagem”, afirmou o distrital.
O deputado Gabriel Magno (PT) pediu ao governo que receba a categoria para negociação. “Os cirurgiões-dentistas querem o retorno da isonomia com outras categorias, que eles perderam em 2002. O governo tem que negociar com os servidores inclusive para garantir o atendimento à população. O DF tem a pior cobertura de saúde bucal do Brasil e isso é inaceitável. Não é possível que a capital federal, que conta com recursos do fundo constitucional, não garanta condições mínimas para o atendimento e assistência à população”, disse Magno.
Para o deputado Fábio Félix (PSOL), o governo precisa parar de perseguir categorias em greve. “Essa perseguição não pode acontecer. Temos que repudiar a criminalização da greve, que é um direito constitucional. É preciso sentar para dialogar com as categorias. Os servidores estão lutando por políticas públicas”, ressaltou o deputado.
Eder Wen – Agência CLDF
Fonte: Agência CLDF