O Detran-DF lançou o projeto “Libras tem Voz”, em iniciativa da Assessoria de Comunicação (Ascom) da autarquia que tem como objetivo levar informações e conscientização para surdos, com vídeos produzidos em Libras com tradução e legenda.
Para o projeto, o Departamento convidou Emanuel Andrade, primeiro instrutor e examinador de trânsito surdo do Brasil, e Lizani Liz, chefe do Núcleo de Fiscalização Administrativa e mestre em tradução com área de pesquisa em Libras, para participarem do desafio.
Emanuel Andrade e Lizani fizeram o vídeo, publicado semana passada, sobre como é possível o surdo obter a Carteira Nacional de Habilitação. A dica é sobre os cuidados ao dirigir na chuva, no segundo vídeo de lançamento.
A servidora Lizani Liz é a voz no projeto “Libras tem Voz”. Ela despertou o interesse em Libras em 2018 quando participou de uma palestra na Escola de Governo do Distrito Federal. De lá para cá fez pós-graduação na área, fez outro curso no Instituto Federal de Brasília (IFB) e aceitou o convite da Escola Pública de Trânsito (EPT), da Diretoria de Educação de Trânsito (DIREDUC), para conhecer o novo projeto.
“Fui aprovada e em fevereiro de 2023 defendi minha dissertação com o tema: ‘A Terminologia no campo da Direção Defensiva para CNH: proposta de glossário bilíngue Português-Libras’”, disse Lizani.
Para futuros vídeos do projeto, outros servidores do Departamento com conhecimento em Libras realizarão a tradução e um servidor do DER, Rogério Feitosa, que assim como Emanuel, é surdo e ficará à frente.