- PUBLICIDADE -

O que fazer em caso de pichação em uma escola?

Tenho um amigo, aprovado no último concurso da PMDF, que atualmente é professor em uma escola onde ocorreu uma pichação. Ele me fez uma pergunta que me deixou “confuso”.
Pichação nas escolas é algo comum, mas muitos não sabem como agir quando isso ocorre. As escolas procuram tratar todas as “ocorrências” como “problemas de ordem administrativa”. Além das pichações muitos crimes também são resolvidos “administrativamente”.
Nesse caso específico a direção da escola convidou policiais do Batalhão Escolar para discutir o tema com os alunos das 4ª e 5ª séries. Foi justamente esse fato que gerou dúvida no amigo, pois ele quis saber se a escola não demonstrou “incompetência” ao agir dessa forma.
Quero respondê-lo dizendo que sim, a escola demonstrou sua INCOMPETÊNCIA, assim, procurou àquele COMPETENTE para discutir o tema. Acredito na tríade aprendida no Proerd que defende que: FAMÍLIA, ESCOLA E POLÍCIA podem amenizar os problemas no que se refere ao abuso de drogas e outros voltados para a Segurança Pública.
Nessa situação, a escola deveria fazer o registro da ocorrência de dano ao patrimônio e chamar os policiais do Batalhão Escolar, para de forma educativa explicar o tema aos alunos, deixando a responsabilidade repressiva a polícia judiciária para que sejam descobertos os autores do delito e as providências sejam tomadas para repará-lo.
Família, Escola e Polícia juntAs pela Segurança Pública, isso é policiamento comunitário, ou em um conteXto mais amplo: FAMÍLIA, SOCIEDADE EM GERAL e POLÍCIA.

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -