A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) foi premiada, na última quinta-feira (09/12), na 3ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente. Em mais um ano, a instituição recebeu o selo Ouro de Transparência — que fica exposto no site — por atingir 95,88% no quesito transparência das informações. Neste ano, 45 órgãos públicos participaram do prêmio, um aumento em comparação aos números de 2020 (38 órgãos) e 2019 (21 órgãos). A solenidade aconteceu no Auditório do Tribunal de Justiça de Goiás, em Goiânia.
A Seção de Compliance da DGAP teve significativa importância para que a instituição participasse do prêmio. Por meio dessa seção, há o incentivo para divulgar projetos prioritários da Administração Penitenciária, de modo que a valorização da transparência seja intensificada. Na solenidade, representavam a DGAP o diretor-geral em substituição, Aristóteles Assal, a secretária Executiva de Resultados, Aline Rachel Gonçalves Costa, e o coordenador da Seção de Compliance, Itallo Henrique Freitas Pereira. O Prêmio Goiás Mais Transparente é uma iniciativa da Controladoria Geral do Estado (CGE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A premiação tem como objetivo incentivar os princípios da ética e da transparência na conduta profissional de servidores públicos, além do aperfeiçoamento das páginas de acesso à informação do poder público Estadual. Para avaliar os órgãos participantes, a premiação leva em conta aspectos da Transparência Ativa e Passiva, seguindo a metodologia desenvolvida pela CGE e pelo TCE. O resultado da análise foi transformado em um ranking de percentuais, de acordo com o grau de transparência apresentado pelos órgãos públicos na categoria “acesso à informação”.
Diretoria Geral de Administração Penitenciária — DGAP
Comunicação Setorial