O papel das escolas de serviços penais na gestão das instituições penitenciárias está sendo discutido nesta terça (28) e quarta-feira (29), em Goiânia, durante o primeiro Seminário Regionalizado das Escolas de Serviços Penais. Organizado pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o evento é realizado no auditório do Ministério Público, no Jardim Goiás.

Participam do seminário representantes das Escolas de Serviços Penais dos Estados do eixo Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de policiais penais de Goiás. “Não se evolui na carreira sem o ensino, o estudo e a pesquisa. A qualificação é de suma importância para o preparo do policial penal, especialmente aqueles que estão em cargos de gestão”, discursou o diretor-geral de Administração Penitenciária de Goiás, Josimar Pires.

Coordenadora-geral da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), Stephane Silva de Araújo afirmou que é dever e responsabilidade das escolas penais elevar a carreira dos servidores. “Durante muito tempo o Depen entendeu que era o detentor do conhecimento, repassando-o de modo muito pontual, sem fortalecer as escolas. Mas a gestão atual tem um compromisso muito grande de fortalecer as gestões locais das escolas.”

O Seminário Regionalizado é inédito no sistema penitenciário nacional. A política de serviços penais do Depen orienta que os representantes se reúnam uma vez por ano. “É necessário mais encontros ao longo do ano, especialmente pelo grande volume de trabalho realizado pelas escolas de serviços penais. Goiás abriu caminho para novos seminários”, explicou Stephane.

Durante os dois dias, os participantes vão conhecer as ações de profissionalização da carreira realizadas pelo Depen, desde a formação inicial, a continuada até a avançada. As experiências exitosas realizadas pelas escolas de serviços penais também serão compartilhadas durante os painéis. O objetivo é consolidar um conjunto de ações que visam a melhoria da qualificação e aperfeiçoamento dos policiais penais e da prestação dos serviços penais.

Escolha por Goiás


A escolha para que Goiás recebesse o primeiro Seminário Regionalizado das Escolas de Serviços Penais, segundo a coordenadora-geral, se deu pelo fato de que a Escola Superior de Polícia Penal (ESPP) da DGAP estar bem avançada na realização de atividades de ensino. “Desde janeiro acompanho, presencialmente, as atividades da ESPP, como o Sarau, o primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás. Inclusive, trouxemos pessoal de fora para visitar o sistema penitenciário goiano. Vocês estão bem avançados”, afirmou Stephane.

Polícia Penal do Estado de Goiás

Comunicação Setorial 

Fonte: SEAP GO