Essa frase já deve ter sido ouvida por vários colegas, principalmente aqueles que estão diariamente em áreas de grandes manifestações.
Eu particulamermente já a gritei milhares de vezes em minha adolescência, mas em instituições diferentes:
“A UNE somos nós, nossa força é nossa voz!”
“A Umesb somos nós, nossa força é nossa voz!”
E agora aqui:
“A PM somos nós, nossa força é nossa voz!”
Creio que estamos aprendendo que não podemos nos calar enquanto indivíduos, nem enquanto instituição. Gostei de ver a posição da PMDF ao afirmar que o concurso para soldado é de responsabilidade do CESPE (devido à denúncias de fraude), já que foram contratados para isso. Estamos crescendo, aumentando nossa voz FORÇA. Esse é o caminho. Ele passa pela DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E EMPODERAMENTO DE SEUS MEMBROS!
Cada um de nós é um líder em potencial em nossas comunidades. Vamos assumir esse papel e transformá-la. Podemos nos tornar: Sindicos, prefeitos comunitários, presidentes de conselhos comunitários de segurança, verdadeiros líderes comunitários. Esse é o caminho para a mobilização que necessitamos para a implementação da verdadeira FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA. Polícia e comunidade juntas por uma mesma causa: A MELHORIA DA SEGURANÇA PÚBLICA.
Uma instituição é o somatório de seus indivíduos!
UMA INSTITUIÇÃO FRACA É REFLEXO DE INDIVÍDUOS FRACOS (fraco para mim no sentido cultural e profissional).
Precisamos melhorar cultural e profissionalmente, enquanto indivíduos dentro do sistema, para depois melhorarmos nossa instituição! (Isso leva tempo, mas é possível – Exemplo a Polícia civil)
Depende de mim, depende de você, DEPENDE DE NÓS!