- PUBLICIDADE -

Quero ser o maior multiplicador da filosofia de polícia comunitária no DF! Preciso de ajuda…

Acredito que o ser humano veio a esse mundo para fazer a diferença. Nós policiais temos a possibilidade de nos tornarmos verdadeiros agentes de mudança em nossas comunidades. Sonhos, em minha opinião, definem destinos. Estamos nesse planeta para realizar história, ou seja, para construir destinos.
Muitos acham que estão aqui por acaso, por um acidente da natureza. Acredito que nada acontece por acaso, além disso tenho a firme convicção de que “o Universo sempre conspira a meu favor”. Assim tem ocorrido. É importante acreditarmos que a mudança é possível, é importante acreditarmos que somos agentes transformadores dentro do sistema de segurança pública. Não tenho dúvida de que a polícia está mudando e irá mudar muito mais para melhor. Depende de cada um de nós!
Há quase três anos tive o sonho de criar um blog e posteriormente de publicar minha monografia. Ninguém acreditou que seria possível. Eu acreditei, e hoje colho os resultados.

 Fico feliz ao ver mais de 300 mil acessos nesse período e mais de mil livros dentro da corporação. Além de links distribuindo meu trabalho em vários sites pelo Brasil. Agradeço os vários elogios dos leitores estrangeiros. É muito gratificante. É a prova de que o sonho plantado em nós nos desafia porque nascemos para cumpri-lo, transformando-o em destino. Para isso precisamos ter a coragem de falar dos nossos sonhos, de expressá-los.

Nunca escondi meu “desejo ardente” de me tornar uma grande influência da polícia militar, mesmo sendo um soldado, além de um grande especialista em segurança pública de nossa cidade. Ainda falta muito, mas não tenho dúvida de que chegarei lá.
Agora, um desejo que arde em meu coração, devido a minha paixão pela polícia comunitária, é o de colocar 10 MIL livros dentro da Corporação, não sei como fazê-lo, mas o farei.
Vocês poderiam me perguntar por que 10 (dez) mil livros?
Porque esse blog nasceu de um sonho em que a máxima era:
Líder de 01, Líder de 10, Líder 100, Líder de 1000, Líder de 10.000
Liderança aqui significa influenciar, ou seja, se já influenciei 1 mil policiais, pois tenho mil livros dentro da Corporação, agora tenho o objetivo de “influenciar” 10 mil…
Por que isso?
Porque acredito que o policiamento comunitário no Brasil necessita primeiro trabalhar a “ideologia”/”filosofia” e somente depois o método em si. O que quero é mobilizar o público interno para que ele conheça a origem do policiamento comunitário, em uma visão sociológica, e as dificuldades de um projeto como o de POSTOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA.
Quero reformulá-lo incluindo algumas inovações da polícia nessa área, que resolvem vários problemas apontados em meu trabalho,  provando que nossos gestores tem boa vontade, muitas vezes só não sabem como fazer as coisas acontecerem, resultado da falta de pesquisa dentro do sistema de segurança pública de nossa cidade.
monografia-aderivaldo-final-revisada
Sei que o Blog tem vários leitores interessados na melhoria da segurança pública em nosso país. Se algum leitor puder me ajudar a colocar esses dez mil livros dentro da Polícia Militar do Distrito Federal, sem nenhum custo para o policial, serei eternamente grato. Ninguém vence sozinho. É preciso que outros acredite em seus sonhos e invista neles para que eles se realizem mais rápido…
Gostaria de lembrar que os primeiros livros foram resultado de um empréstimo que fiz. O que arrecadei com eles (eram vendidos a dez reais), lembrando que a maioria eu distribui sem custo para os policiais, eu doei para um projeto do quartel do Riacho Fundo.

 Foram vários kimonos para crianças carentes, mas isso não vem ao caso…É só para mostrar que o interesse não é financeiro, mas é o difundir a filosofia de polícia comunitária.

Um projeto como esse tem um custo de menos de 10 reais por policial. É muito pouco quando se pensa em uma mudança cultural dentro da Corporação a longo prazo…

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -