Tenho observado a evolução do Site da PMDF a cada dia. Ele está mais educativo e mais atual.
Aqui no Blog tenho defendido algumas posições há mais de um ano, dentre elas a NORMATIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DAS ABORDAGENS, USO DE ALGEMAS, USO PROGRESSIVO ou REGRESSIVO DA FORÇA (Maj. Santana), MELHOR CAPACITAÇÃO DOS POLICIAIS, dentre outras…
Uma grande alegria foi a portaria conjunta da Secretaria de Segurança Pública, de março de 2009, que se adequada a súmula vinculante nº 11 do STF, sobre o uso de algemas, fazendo com que essa secretaria se torne EFETIVAMENTE órgão gestor do sistema de segurança pública do DF.
A outra alegria está sendo o cunho educativo do site da PM. Achei interessantíssimo o tema: Por que estou sendo abordado?
Abordagem
26/8/2009 14:27:00
Conceição Muniz
da Comunicação Social
Por que estou sendo abordado?
A abordagem é sempre um momento crítico, tanto para a pessoa abordada quanto para o policial, pois este nunca sabe ao certo o que irá encontrar. Não sendo raros registros de agressões e mortes de policiais no momento da abordagem. Quanto a pessoa abordada, esta pode sentir medo diante da ação da polícia.
No entanto, em toda abordagem policial, o principal aspecto a ser observado por todos é a compreensão, o equilíbrio e muita calma.
Quando um policial militar aborda um cidadão ele está agindo para prevenir a prática de crimes e proteger a sociedade.
A abordagem também pode ser realizada com base em suspeitas ou denúncias de que a aquela pessoa tenha as características de alguém que tenha praticado ou esteja na iminência de praticar algum tipo de delito. Entretanto, isto não queira dizer que a pessoa abordada seja criminosa, a ação visa antes de mais nada a prevenção.
Por isso, colabore quando for abordado por um policial militar e lembre-se que a ação é para sua própria segurança:
Obedeça prontamente a solicitação de pare do policial quando estiver em veículo ou andando a pé;
Se estiver em veículo, pare, desligue o veículo e espere a ordem do policial;
Responda claramente às perguntas feitas pelo policial;
Tenha sempre em mãos documentos pessoais e do veículo, caso seja solicitado;
Procure deixar as mãos em lugar visível o tempo todo e não realize movimentos bruscos;
Saia do veículo, caso o policial solicite. A busca no interior do automóvel objetiva verificar se há existência de armas, drogas ou objetos roubados ou mesmo observar se o condutor ou outro ocupante do carro está sob a condição de refém;
Se estiver a pé, é provável que seja solicitado colocar as mãos na cabeça ou na parede. Este procedimento é uma técnica convencional de prevenção do policial, caso o abordado tenha intenção de reagir ou mesmo agredir a autoridade policial.
Permaneça na posição determinada, até que o policial termine a ação de busca ou revista pessoal;
Se desejar algum esclarecimento por parte do policial, espere até o término da ação.
As técnicas policias preconizam que a bordagem deve ser vigorosa a fim de neutralizar qualquer esboço ou reação por parte do abordado e para segurança de ambos, por isso, mantenha-se calmo e obedeça as ordens emitidas pelo policial.
Lembre-se: a abordagem policial é necessária para a sua segurança e de sua família.
Caso verifique algum procedimento inadequado por parte do policial militar durante a abordagem, entre em contato com a Ouvidoria Geral da Corporação por meio do telefone: 3445-2596, por meio do ícone “Fale conosco” no site da Instituição(http://www.pmdf.df.gov.br/) ou procure uma unidade da Polícia Militar .
Fonte: Site PMDF
http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=3470
Seria interessante também um novo foco:
POR QUE ESTOU ABORDANDO?
COMO DEVO ABORDAR?
QUANDO E ONDE DEVO ABORDAR?
QUEM DEVO ABORDAR?
Após isso, criar uma PORTARIA CONJUNTA sobre a normatização de abordagens no Distrito Federal…

NÃO PRECISO NEM FALAR DA NECESSIDADE DE TREINAMENTO DEPOIS…