- PUBLICIDADE -

Balanço da reunião de hoje (16/06/11) na Câmara Legislativa…

Como é bom ver a evolução de nossa Corporação e seus membros. A Polícia Militar nunca mudou tanto em tão pouco tempo, as vezes nem acredito, sabia que iria mudar, mas não tinha idéia que seria tão rápido. Desigualdades seculares estão sendo corrigidas. A reunião de hoje pode ser um marco histórico do amadurecimento de nossos policiais, ainda precisamos evoluir muito, mas estamos cem anos a frente de onde estávamos. Não tenho dúvida.
A reunião começou tensa, o clima de revanchismo parecia tomar conta do recinto. Por um instante achei que estava entrando no Coliseu, mas logo tudo foi se acomodando. Lá estavam os vários grupos políticos de nossa polícia, cada um com seus interesses, o que não é ruim, quando bem administrado.
Foi amplamente difundido o fato de nós, soldados, não termos tido aumento nós últimos, enquanto alguns tiveram até duas promoções, além de nossa falta de perspectiva para as próximas promoções. O objetivo atualmente é corrigir injustiça, segundo Kelsen, fazer justiça é dar a cada um o merecido.
Não há dúvida da importância do discurso salarial nesse momento, principalmente no quesito: Redução das desigualdades internas. Nunca tive problemas ao ver os amigos recebendo duas, três, quatro ou até mais promoções nos últimos anos. Por que, agora, são contrários a um aumento isonômico para todas as graduações e patentes? Por que utilizar percentuais e manobras para impedir isso? Algo errado em tudo isso? Busca-se reduzir as desigualdades internas e  ao mesmo tempo uma aproximação dos salários dos delegados e agentes da segurança pública, ou seja, uma equiparação dentro do sistema. Algo justo!
A luta de “classes” é latente. O opressor de outrora tornou-se o oprimido e faz lobby institucional para impedir a expansão do proletariado?
É claro o conflito de interesses nesse momento. Qual o prejuízo para os oficiais se o aumento for dessa forma? Na pior das hipóteses vejo a manutenção do valor para eles e a redução desse valor para nós.
O ponto positivo foi o aprendizado da MOBILIZAÇÃO INTERNA, precisamos nos manter coesos e atentos. Participar é o segredo do sucesso. Precisamos abrir mão das vaidades e interesses pessoais em prol do bem da coletividade.
A maturidade do Presidente da Câmara, Deputado Patrício, impressionou-me. O discurso desconexo do tempo de trio elétrico tornou-se sofisticado e estratégico na política de bastidores. Ele tem ocupado espaços importantes de poder, indicando seus assessores, isso será de fundamental importância no futuro. Em seu discurso ele foi duro com os oportunistas de plantão e com seus adversários do mundo virtual. Explanou sobre a situação dos Bombeiros no Rio de Janeiro e sobre a conjuntura nacional para uma possível antecipação do Risco de Morte. Deixou claro as conversas com o atual secretário de segurança e que a proposta da Polícia Civil está em fase de conclusão, sendo que tal proposta somente irá em conjunto com a da Polícia Militar. Os Pontos principais da proposta são:
1)      A agregação dos companheiros, ao completar 30 anos, para não ocuparem vagas e impedirem os demais de serem promovidos;
2)      Aumento linear de gratificação, totalizando mais de 2 mil reais de aumento;
3)      Redução de interstício;
4)      Fim da prova intelectual, mantendo-se a antiguidade para o CHOAEM;
5)      Equivalência dos atuais cursos com os antigos;
6)      Remanejamento de vagas, aumentando as vagas superiores;
7)      Criação de vagas para Tenente Coronel, objetivando a entrada única.
Grandes avanços. Lembrando que é uma proposta, muita coisa pode acontecer. É possível a mudança. Precisamos avançar. Precisamos aprender que a construção política é silenciosa.
A construção é diária…
A polícia precisa mudar…
A polícia está mudando…
A polícia vai mudar!
A união é fundamental!
A Polícia somos nós, nossa força é nossa voz!!
Veja os vídeos:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=S9qUk7wjr5I&feature=related]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EHNApGb9tqs&w=425&h=349]
[youtube=http://www.youtube.com/embed/cHGYqB7egwQ]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JELwA2Mdnvc]

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -