Atualmente tenho me adaptado a uma rotina para cumprir algumas metas em minha vida. Uma grande mudança é que durmo menos e leio ainda mais. Todos os dias procuro acordar as seis da manhã. Leio um capítulo de provérbios, assisto alguns telejornais e faço pequenas pesquisas na internet, após isso leio um capítulo diário do Livro Minutos de Liderança e outro do Livro Os 4 segredos do sucesso de Jonh Maxwell.
Hoje no momento destinado ao Telejornal fequei triste ao ver três notícias. Duas envolvendo corrupção policial no Rio de Janeiro, ambas no Trânsito. O que reforça minha convicção que policial militar não deva atuar no Trânsito, como forma de proteger-nos desses “deslizes”. Em qualquer profissão o dinheiro não deve ser visto como objetivo, deve ser visto como consequência. Independentemente do valor do salário. Se o dinheiro é objetivo o policial poderá ganhar 20 mil e mesmo assim irá se corromper. Se for consequência do trabalho e aquele trabalho não está proporcionando os meios que ele espera ele irá procurar outro trabalho, não mais dinheiro. Existe uma grande diferença.
A outra notícia dizia respeito a uma abordagem errada no Ceará, aonde um policial “comunitário” veio a acertar um jovem em uma moto. Uma frase que eu sempre gostei de ouvir dos colegas e que sempre vem a minha mente quando penso em atirar é: “bala não para carro, não para moto. Ela só destrói sonhos!”
Hoje o Alexandre Garcia, jornalista da TV GLOBO, disse algo interessante:
“A lei está acima de todos, inclusive do policial bandido!”
Algo para se pensar…
A outra frase marcante foi a dita pelo policial no Ceará, após o ocorrido. Ele tem vinte cinco anos, deve ter no máximo uns três anos de polícia…
“O que eu fiz de errado? Estraguei a minha vida!”
Creio que não só a dele, mas a de várias pessoas, incluindo sua família.
Um segundo em nossa vida de policial pode matar todos nossos sonhos, além de matar os sonhos de várias pessoas ao nosso redor e ao redor de nossa vítima.
A linha entre ser policial e ser bandido é a mais tênue que eu conheço. A grande maioria deveria saber isso, parece elementar, mas infelizmente não sabe. Estamos mais próximos de um presídio do que qualquer outro cidadão. Basta ver nossos regulamentos…
Tenham um bom dia!