- PUBLICIDADE -

História, Valores, Tradições e Organização da PMDF

Há dez anos essa disciplina não era muito valorizada dentro da instituição. Meu instrutor foi “escolhido” e nos informou que não “tinha a capacidade” de ministrar as aulas para nós. Isso me chocou…
Sou formado em Arquivologia, um apaixonado por história. Na UNB tive a oportunidade de estudar algumas disciplinas que me fizeram ficar ainda mais apaixonado: Introdução a História, Teoria da História, História Moderna, História Social e Política Geral, História Social e Política do Brasil, Governo e Administração do Brasil, dentre outras das Ciências Sociais que julgo importante para uma base crítica: Introducão a Sociologia, Sociologia Aplicada, Sociologia Júridica, Antropologia da Religião.
Após isso, procurei aprofundar-me na Especialização em Segurança Pública e Cidadania na có-relação entre os fatos históricos nacionais e a origem das polícias em cada cenário.
A ementa dessa disciplina visa fazer uma abordagem histórica e cultural da Polícia Militar, a estrutura organizacional e funcional da PMDF, fazer uma análise crítica das políticas públicas, funções e atribuições, além de propor soluções de problemas em equipe. Objetiva aflorar no aluno um pensamento crítico sobre seus compromissos e responsabilidades como cidadão e profissional.
Tudo visa que o aluno atinja certas atitudes:
Visão sistêmica e compartilhada;
Senso de interdependência, autonomia;
Trabalho de forma cooperativa e colaborativa Ética;
Alinhamento com a missão constitucional;
Comprometimento com a organização e com a carreira no contexto global;
Reconhecimento dos limites e das possibilidades/legitimidade na prática de seus atos;
Curiosidade intelectual; e
Valorização do espaço de atuação.
A disciplina visa abordar aspectos como a concepção de Polícia, a polícia no contexto social, origem da PM no Brasil e no DF, antecedentes Históricos da Polícia Militar e a atual organização da Polícia Militar na Capital do País. É importante levar o aluno a adquirir conhecimentos sobre a história da corporação até o momento atual, possibilitando-o a refletir sobre a influência dos aspectos políticos e filosóficos na instituição. Creio que os leitores do Blog não terão muita dificuldade nessa disciplina, pois é o que venho abordando diariamente.
Ontem tive que ouvir algumas piadas sobre a minha competência pra ministrar tais aulas que me desmotivou muito. São brincadeiras que tem um peso quando se entende um pouco sobre “poder simbólico”. As piadas eram focadas em quem foi o Cão Brutus. Para falar a verdade não sei a importância dele para o tipo de abordagem pretendida. No máximo deve ser citado como uma “curiosidade” de nossa história…

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Notícia anteriorO mundo invisível da PM!
Próximo notíciaEleições 2010!
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -