- PUBLICIDADE -

Os principais atributos para a liderança!

Os fatores mais importantes para a liderança são os seguintes:
1) CORAGEM INABALÁVEL – Baseada no autoconhecimento e na familiaridade com a própria ocupação. Nenhum seguidor deseja ser subordinado a um líder sem autoconfiança e coragem. E nenhum líder desse tipo consegue reter muito tempo um seguidor inteligente.
2) AUTOCONTROLE – O indivíduo que não consegue se controlar jamais poderá controlar outros. O autocontrole constitui-se num poderoso exemplo para os seguidores inteligentes. Quem não lidera a si mesmo não lidera mais ninguém.
3) AGUDO SENSO DE JUSTIÇA – Sem imparcialidade e justiça, nenhum líder consegue comandar e manter o respeito de seus seguidores.
4) FIRMEZA DE DECISÃO – O indivíduo que oscila em suas decisões mostra que não está seguro de si. Não pode liderar outros com sucesso.
5) DEFINIÇÃO DE PLANOS – O líder bem-sucedido precisa planejar se trabalho e cumprir o planejamento. O líder que age por conjecturas, sem plano prático definidos, é comparável a um navio sem leme. Mais cedo ou mais tarde vai bater nas rochas.
6) HÁBITO DE DAR MAIS DO QUE RECEBE – Um dos ônus da liderança é a necessidade do empenho, por parte do líder, em fazer mais do que ele próprio solicita de seus seguidores.
7) PERSONALIDADE AGRADÁVEL – Nenhuma pessoa negligente e desinteressada pode tornar-se um líder bem-sucedido. Liderança implica respeito. Os seguidores não respeitam um líder que não seja altamente qualificado em todos os fatores que constituem uma personalidade amistosa e gentil.
8) SOLIDARIEDADE E COMPREENSÃO – O líder de sucesso precisa ser solidário, compreendendo os seguidores e seus problemas.
9) ATENÇÃO AOS DETALHES – Uma liderança bem-sucedida envolve atenção aos detalhes da posição de líder.
10) DETERMINAÇÃO DE ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE – O líder bem-sucedido deve estar disposto a assumir a responsabilidade pelos erros e deficiência de seus seguidores. Se tentar transferir essa responsabilidade, não permanecerá como líder. Se um dos seus seguidores cometer um erro e mostrar-se incompetente, o líder precisará considerar a falha como sendo sua.
11) COOPERAÇÃO – O líder de sucesso precisa compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo, bem como ser capaz de induzir os seguidores a fazerem o mesmo. Liderança implica PODER, e poder envolve COOPERAÇÃO.
Existem duas formas de liderança. A primeira e infinitamente mais eficaz é a LIDERANÇA POR CONSENSO, com a aprovação dos seguidores. A segunda é a LIDERANÇA PELA FORÇA, sem o consentimento e a concordância dos seguidores (a força pode ser a norma – RDE).
A história está cheia de evidências de que a liderança pela força não se sustenta. A queda e o desaparecimento de reis e ditadores falam por si só. Isso significa que o povo não segue indefinidamente uma liderança forçada.
O mundo entrou em uma nova era de relacionamento entre líderes e seguidores. O momento requer outro tipo de líder e de liderança no mundo. Aqueles que pertencem à velha escola da liderança pela força precisam compreender o novo estilo de liderança (cooperação), ou serão relegados à condição de seguidores. Não há outra saída.
No futuro, o relacionamento entre patrão e empregado, superior hierárquico e subordinado, ou entre líder e seguidores, será de cooperação mútua, baseada numa divisão equitativa dos lucros: uma verdadeira parceria.
Napoleão Bonaparte, o imperador Wilhelm da Alemanha e os czares da Rússia foram exemplos de liderança pela força, que desmoronaram. Não é muito difícil identificar protótipos desses ex-líderes entre as figuras do mundo atual, principalmente no Distrito Federal, onde todos foram afastados de seus cargos. A liderança por consenso é a única sustentável.
As pessoas podem seguir por algum tempo uma liderança forçada, mas certamente o farão de má vontade!
O líder que fizer dos princípios acima a base de sua atuação encontrará oportunidades em todos os setores. Na polícia militar somos líderes em potencial em nossas comunidades. Sempre que uma crise se prolonga, é por falta de LIDERANÇA. A demanda por líderes com competência para aplicar os novos métodos é bem maior do que a oferta. Alguns dos antigos líderes podem adaptar-se, mas, de um modo geral, o mundo terá de procurar uma nova estrutura de liderança. Essa necessidade pode ser sua OPORTUNIDADE!!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -