- PUBLICIDADE -

Planejando o futuro!

Algumas das informações abaixo servirão de ajuda prática para quem tiver qualquer tipo de serviço pessoal (ação micro) a oferecer para a sociedade e ainda serão ainda mais úteis para aqueles que aspiram à liderança na profissão escolhida.
Antes de entrar diretamente no tema gostaria de expressar minha decepção com a decisão tomada por nossa Corporação, no que se refere à retirada das disciplinas POLÍCIA COMUNITÁRIA e MÉTODO GIRALDI do curriculum do curso de nivelamento, que tem por objetivo “capacitar” os policiais promovidos sem “curso” nos próximos anos. Para mim, é andar na contramão da história, pois é uma oportunidade única de massificação da filosofia comunitária e capacitação no método de uso progressivo da força, pois quase todos os policiais terão que passar por esse curso.
Um planejamento inteligente é essencial ao sucesso de qualquer empreendimento. Não é diferente para aqueles que objetivam tornarem-se líderes dentro da instituição ou fora dela.
De uma maneira geral, existem dois tipos de pessoas no mundo: LÍDERES e SEGUIDORES. Como primeira providência, decida se pretende tornar-se líder na sua área, ou se prefere permanecer entre os seguidores. A diferença entre um e outro é imensa. Quando falamos em líderes formais é refletida na diferença salarial. Em tese e na prática, não seria razoável que um seguidor recebesse a mesma remuneração à qual o líder tem direito, embora muitos seguirdores cometam o erro de esperar isso.
Não há desonra em ser um seguidor. Por outro lado, não há vantagem em manter-se como seguidor. Os grandes líderes, em sua maioria, começaram como seguidores e só se destacaram por serem seguidores inteligentes. Com raras exceções, o indivíduo que não segue com inteligência não lidera com eficiência. Aquele que melhor segue o líder é, em geral, o que desenvolve mais rapidamente qualidades de liderança. Ser um seguidor inteligente tem muitas vantagens, entre elas a OPORTUNIDADE DE ASSIMILAR O CONHECIMENTO DO LÍDER.
Durante minha vida aprendi que a fidelidade gera a promoção e que atraímos tudo aquilo que respeitamos. Atraía seguidores fiéis, sendo um líder fiel. Quando falo em fidelidade quero dizer: FIDELIDADE AOS SEUS IDEAIS E A SUA CONSCIÊNCIA!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -