Volto a afirmar nesse espaço que tenho o objetivo (pretencioso) de me tornar o maior multiplicador da filosofia de polícia comunitária, por acreditar que é a maneira mais avançada de se policiar uma determinada localidade. Temos melhores resultados quando delimitamos a área de atuação e quando legitimamos nossas ações junto a comunidade!
Como sempre tenho dito o POLICIAMENTO INTELIGENTE é a busca da EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA POLÍCIA TENDO COMO BASE A COMUNIDADE!
É a aplicação da FILOSOFIA + MÉTODO + AÇÃO (INDIVIDUAL OU INSTITUCIONAL).
1) Filosofia = pré-conceitos sendo quebrados, gerando conceitos, produzindo conhecimento;
2) Método = Mobilização (interna e externa) + Planejamento + Solução do Problema (tendo como resultado as ações);
3) Ação de Policiamento Comunitário = Ação individual  (micro)+ Ação Institucional (macro).
Recentemente tenho observado espalhadas por todo Distrito Federal algumas áreas de lazer denominadas PEC – PONTO DE ENCONTRO COMUNITÁRIO. Gosto de observar a cidade do Riacho Fundo, dando continuidade a observação que iniciei para minha monografia em 2008.
Pela manhã e por volta de 18 horas esses locais se tornam muito movimentados, são frequentados por idosos, jovens e crianças. Alguns deles estão nas áreas de atuação dos Postos Comunitários de Segurança. Uma boa oportunidade, para que os policiais não fiquem sendo apenas vigias de postos!   Nesses horários, principalmente após as 18 horas, os policiais poderiam fazer as RONDAS DE BAIRRO  nessas áreas, fazendo breves contatos com a comunidade!
Lembrando sempre que nossa polícia é preventiva é que seria um bom momento para uma aproximação, além disso observei vários usuários de drogas nas proximidades desses locais, o que pode se tornar um bom local para vender drogas, devido a grande circulação de jovens e crianças nesses locais!
Devemos nos antecipar aos marginais. Isso é ser preventivo!!  Um policial comunitário é aquele que além da prática policial aprendeu a dizer algumas palavras mágicas: BOM DIA!   BOA TARDE!   BOA NOITE!   POSSO AJUDÁ-LO CIDADÃO? 
Quero frisar também que tal idéia é para aqueles locais onde seja possível e onde tenha policiais com o perfil comunitário!