ASCOM PCMA

A Polícia Civil do Maranhão(PCMA) realizou hoje (24), às 08h, na Segurança Pública (SSP/MA) a cerimônia de encerramento do Curso de Condutores de Cães de Detecção de Substâncias, ministrado na Academia de Polícia Civil (Acadepol), do dia 15 a 24.02.2021, em período integral (08 às 18h), com carga horária de 60h.

No curso formaram-se 21 condutores de cães, sendo oito policiais civis do Maranhão, um policial civil de Santa Catarina; e os demais, policiais militares do Maranhão e Pará, Guardas municipais de Marabá, e Castanhal/PA, de São José de Ribamar/MA e Policiais Penais do Maranhão e Tocantins. Os agentes de segurança formados trabalham ou irão trabalhar com cães farejadores nas suas corporações.

Conforme os instrutores, os três dias iniciais do curso foram voltados para teoria e o restante do treino combinou teoria e exercícios práticos que foram desenvolvidos nas disciplinas: Emprego de cães de faro, condicionamento canino, técnicas de busca, palestras e estágio operacional, onde foram realizadas operações com abordagens a condutores de veículos e passageiros de transporte coletivo, simulando situações reais na atuação com os cães policiais.

“A Polícia Civil do Maranhão vem adquirindo expertise em operações com Cães, e um dos nossos objetivos é aumentar o canil, onde teremos cães farejadores de drogas, armas, explosivos e, futuramente, cães para realizar entradas táticas, junto com grupos especializados como o GRT. Temos grandes instrutores de cães aqui no estado, e é uma satisfação poder dividir conhecimento e contribuir com a formação desses agentes de segurança maranhenses e de outros estados brasileiros como Santa Catarina, Pará, Tocantins, promovendo a melhoria da atividade policial no Maranhão e no Brasil. É a Polícia Civil do Maranhão, cada vez mais, procurando atingir um nível mais alto de excelência” observou o Delegado Geral, André Gossain.