Estamos no mês de janeiro, mas alguns já estão pensando no mês de junho. Até lá ainda teremos carnaval, páscoa e outras comemorações importantes. O que mais interessa para alguns neste momento é ensaiar para as festas juninas. Para quem não sabe as festas no mês de junho são celebrações católicas, hoje já inseridas em alguns igrejas evangélicas, que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a “festa pagã” do solstício de verão no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul, que é celebrado no dia 24 de junho. Uma festa que originou-se na idade média.
O Grupo Cultural Junino Quadrilha Caipiras de Fé, do Setor Habitacional Sol Nascente, criado em 2010, realizou hoje, domingo (04), sua primeira atividade de 2015 no Centro Educacional 11 de Ceilândia, próximo a feira do produtor e abaixo do SESC Ceilândia.
A associação formada por crianças, Jovens e Adultos, tem como objetivo, além da transformação de vida, manter a raiz da cultura popular Brasileira, além de participar das festas juninas tradicionais que envolvem o DF e o entorno. O Grupo também pretende participar do O Maior São João do Cerrado – 2015, repetindo o feito de 2014, quando tiveram a oportunidade de participar da abertura da tradicional festa de São João em Ceilândia.
O grupo nasceu de uma brincadeira no CED 11, mas o desejo de participar de grandes eventos fez com o que o seu presidente Victor Araújo de Castro, e seu vice presidente Pedro Vitor Lopes, juntos com os demais diretores regularizassem o grupo. O grupo que tem apoio do CED 11 Ceilândia, precisa de doações para confecção do traje da nova temporada. O Centro Educacional 11 de Ceilândia fica na QNP 01/05 no P. Norte – Ceilândia Norte. Quem tiver interesse em ajudar o grupo pode entrar em contato com o Victor Araújo no telefone (61) 9153-8695.
Por: Aderivaldo Cardoso com informações do Diário de Ceilândia