A história da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se confunde com a do 1º batalhão. Nasceram juntos em 1966, apenas seis anos após a criação de Brasília. Em seu 55º ano de fundação, completado em fevereiro, o 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) celebra a confiança da população do Plano Piloto e o orgulho de ser pioneiro. Um decreto publicado à época o denominou “Batalhão Pioneiro”. A unidade se modernizou com o passar das décadas e hoje, com 242 militares, atua no policiamento ostensivo da comunidade do Plano Piloto.
Os mais de 200 policiais que atuam na unidade são responsáveis pelo patrulhamento nas quadras residenciais e comerciais de toda a Asa Sul, além do Parque da Cidade, da Vila Telebrasília e dos setores Comercial, Hoteleiro e Bancário Sul, de Autarquias Sul, de Clubes Esportivos Sul, de Rádio e Televisão Sul.
Memória
A primeira unidade da PMDF se instalou em 14 de novembro de 1966, no galpão conhecido como “Forte Apache”, no Setor Policial Sul. O batalhão surgiu com policiais voluntários do 6º Batalhão de Polícia Militar da Guanabara (RJ) que vieram para a nova capital. Enfrentaram uma viagem de 36 horas de ônibus até Brasília.
Em 1968, o Batalhão Pioneiro ganha instalações próprias, no local onde atualmente funciona a Academia de Polícia Militar de Brasília. Nos dias de hoje, segue no setor, mas em uma sede mais moderna, próxima ao Colégio Militar Tiradentes.
Saiba mais:
#FundamentosHistóricosdaPMDF #AderivaldoCardoso #PMDF #PoliciamentoInteligente