Mergulhadores de Segurança Pública do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás realizaram um curso introdutório para exploração em Cavernas, por meio de uma parceria com a International Training Brasil (SDI/TDI/ERDI Brasil) @sdidivers @sditdierdibrasil.

A busca de conhecimento na área, se faz necessária para capacitação dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar, fundamentalmente para que possam conhecer este tipo de mergulho e desenvolver técnicas de resgate, a exemplos de mergulhadores desaparecidos.

Após diversas instruções, os especialistas em mergulho foram submetidos a um simulado inédito no Brasil, resgatando uma vítima do salão seco, foi imobilizada em prancha longa e resgatada da caverna; ainda assim, por ser um local de difícil acesso, a vítima precisava ser conduzida por mais 100 metros de altura, vez que o acesso à caverna somente se faz com técnicas de rapel, por se tratar de ambiente de difícil acesso.

Para isso, a equipe de mergulho contou com o apoio dos bombeiros especialistas em salvamento em altura e em salvamento terrestre que conduziram a vítima até a superfície segura juntamente com os mergulhadores.