A Rede de Vizinhos Protegidos trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e a criminalidade, que é adotada por diferentes comunidades, através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar.

No Riacho Fundo 2, não é diferente, a estratégia é bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua passam a se conhecerem e se inter-relacionarem com mais frequência, desenvolvendo mecanismos de autoproteção para um único objetivo, que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.

É o “SIM” da polícia em dar as mãos aos moradores, unir-se aos elos da corrente, proporcionando, a cada quadra, uma melhor qualidade de segurança, através de visitas rotineiras denominadas visitas comunitárias e solidárias num clima de autoconfiança, de paz e segurança revestida de amizade e compreensão.

A Rede de Vizinhos tem sido uma importante ferramenta de prevenção ao crime. É uma organização das pessoas com o objetivo de coibir a ação dos criminosos e garantir a segurança através de estratégias, com o apoio da Polícia Militar.

Resultados

Crimes como assalto à mão armada a transeuntes, roubos, furtos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais, prédios e residências e furtos e roubos de veículos apresentaram reduções em suas ocorrências nos locais que aderiram à rede.

No último trimestre de 2020 a redução de crimes geral chegou a mais de 45%, a redução do número de furtos a residência foi ainda maior chegando a 70%, devido à cifra negra os números podem variar, mas percebe-se o aumento da sensação de segurança da comunidade envolvida no programa.

Atualmente, o 28º BPM tem colaborado para a implementação da Rede de Vizinhos das quadras na área conhecida como: Quarta Etapa (QN18 à QN34). Ao todo 5.089 unidades habitacionais em uma área de aproximadamente 1,300 milhão de metros quadrados. São cerca de 20 mil pessoas de baixa renda contempladas com o programa. Até o momento as quadras atendidas se estendem da Qn 23 à QN 34, ou seja, cerca de 2000 residências (foco do programa), aproximadamente 8000 mil moradores, mas devido existirem 24 Condomínios que possuem aproximadamente 2700 apartamentos e estão ligados às residências, separados apena por uma rua, o programa impacta diretamente na segurança de todos.

O Batalhão disponibiliza 2 telefones funcionais para atendimento direto aos moradores, o (61) 99969-2873, este atende chamadas de emergência 24 horas por dia, e o (61) 99969-2932 que participa de 10(dez) Grupos de Whatsapp organizados pela Rede de Vizinhos, mas não atende chamados emergenciais, nele a equipe de policiamento acompanha os assuntos relativos à segurança das quadras, presta apoio quando está de serviço, esclarece dúvidas, além de encaminhar demandas ao comando do Batalhão para elaboração de estratégias de prevenção ao crime.

Com a colaboração do Comando do 28º Batalhão