Uma equipe do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), especializada em identificar restos ou vestígios de seres vivos ou de evidências de suas atividades biológicas preservados em diversos materiais, recolheu oito espécies de fósseis durante uma fiscalização nas pedreiras de Nova Olinda-CE. O fato que aconteceu na manhã de ontem, 18, teve como objetivo coibir o comércio ilegal e o tráfico internacional de fósseis.
Em policiamento preventivo, os militares ambientais identificaram dentro de uma pedreira, na zona rural da cidade de Nova Olinda, ainda sendo manuseados, fosseis e os apreenderam. O fato foi registrado por meio de um Boletim de Ocorrência na Delegacia local. Logo depois, os fosseis foram entregues aos cuidados da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Museu de Santana do Cariri.
Saiba mais
Essa é uma ação preventiva do BPMA em parceria com a URCA, Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal de Juazeiro do Norte.
Diariamente, as equipes ambientais, especializadas em fosseis, fazem vistorias e realizam rondas preventivas em diversas pedreiras. A região do Cariri, por ser um local de alta incidência de achados de fosseis, recebem uma maior atenção. A intenção é coibir a venda ilegal e tráfico internacional de fósseis.
Para isso, alguns policiais militares do BPMA são treinados com intuito de identificar e fazer o manejo adequado dos objetos que são patrimônios naturais da região, com valores inestimáveis.
Assessoria de Comunicação da PMCE