Fotos: Sargento Wander Vieira
O 5º Batalhão de Polícia Militar, Unidade que compõe o 1º Comando de Policiamento Regional (CPR), responsável pelas regiões do Lago Sul e Setor de Embaixadas, tem novo comandante, o Major Rafael Delatorres. A passagem de comando ocorreu na tarde desta terça-feira (29), no próprio batalhão. O Tenente-coronel Rodrigo Campos assume o Departamento de Saúde e Assistência Pessoal (DSAP) e entrega o comando do Batalhão para o Major Delatores, ex comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
O Alto Comando da PMDF, autoridades do corpo diplomático, o ex-comandante-geral, Coronel Suamy Santana, comandantes de outras unidades, amigos e familiares prestigiaram a solenidade que seguiu durante a tarde com todos os ritos militares.
O Tenente-coronel Rodrigo Campos falou sobre o sucesso nas ações que envolvem Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) desde a sua implantação no batalhão, além da Rede de Vizinhos Protegidos que funciona com excelência no local e também do policiamento Ciclístico. “Todas essas formas de policiamento reduziram em cerca de 40% diversos tipos de crimes na região”. Destacou também sobre como foi importante o trabalho de alinhamento com as embaixadas durante seus quase dois anos e meio de comando no 5º BPM.
O Tenente-coronel Resende, comandante do 1º CPR, agradeceu o empenho e trabalho de excelência do Tenente-coronel Rodrigo e desejou saúde e sucesso na nova missão do Major Delatorres. O Comandante-geral, Coronel Vasconcelos, elogiou o entusiasmo e presteza dos dois comandantes. “As nossas ações sempre vão falar mais alto que nossas palavras e o senhor, Tenente-coronel Rodrigo Campos, deixa sua marca e liderança neste batalhão, que se estabelece com uma tropa comprometida com o propósito de servir à comunidade.”
O novo Comandante do batalhão, Major Delatorres, se pronunciou agradecendo à confiança para nova missão. “Amo poder influenciar vidas, servir a minha tropa e a comunidade com compromisso. Prezo a lealdade, tanto da tropa para o comando, quanto do comando para tropa. Tenho um desafio muito grande pela frente, permanecer o alto padrão do último Comando e tentar melhorar ainda mais.”