Nesta quinta-feira, dia 1º de julho, comemora-se o Dia da Policial Militar Feminina no Distrito Federal. Instituída em julho de 2019 pela Lei nº 6.285/2019, a data é um marco da imensa representatividade, que reflete a importância da presença da mulher nas fileiras da PMDF .

A data foi escolhida em homenagem a primeira turma de mulheres que ingressaram na PMDF, em 1º de julho de 1983 a fim de somar junto à segurança pública e paz social da Capital Federal.

O Comandante-geral, Coronel Vasconcelos, destaca que a data é significativa para a instituição por reconhecer um dia de homenagem às policiais militares femininas e suas histórias de lutas e conquistas de direitos. “A presença das mulheres policiais militares não só é necessária, pela natural evolução social e institucional, mas também para enriquecer na Corporação a justiça e igualdade que defendemos. Orgulha-nos ser uma instituição que tem no olhar das mulheres a sensibilidade e força que, somadas, mostram a integração entre homens e mulheres que tornam a PMDF uma das referências em segurança pública no nosso país.
Parabéns às policiais militares femininas por fazerem parte da nossa história!”

A Cabo Mayara ressalta a importância de se estipular um dia para reconhecimento do gênero na profissão, “Hoje nós podemos olhar umas para as outras e ver o quanto a polícia militar evoluiu. O trabalho policial militar, muitas vezes visto com dureza, ganha, com as policiais femininas, uma concepção mais humanizada, socializada e integradora, não deixando de lado, claro, a força e determinação que só nós mulheres temos.”

may

Foto: Sargento Geovani

Em ambiente antes exclusivamente masculino, somente a partir de 1985 tornou-se possível o ingresso de mulheres ao oficialato da instituição e, após 36 anos da sua inclusão, existem policiais femininas nas mais diversas especialidades, desempenhando funções de comando e gestão, o que representa a democratização e modernização da estrutura institucional, confirmando que as mulheres possuem mais que capacidade para ocupar todos os cargos militares.

Hoje, o efetivo feminino na PMDF é composto por cerca de 1.100. Quase quatro décadas se passaram desde a inclusão da primeira mulher na Polícia Militar do Distrito Federal e o número está cada vez maior, demonstrando a competência e dedicação ímpar de servir à sociedade.

A PMDF agradece e parabeniza às policiais femininas do Distrito Federal pela dedicação e empenho nas missões a elas atribuídas.