Fotos: Paulo Jamir
Na manhã desta segunda-feira (20), a Força Aérea Brasileira realizou a solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont. O Comandante – Geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos, foi agraciado com a comenda.
O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília, foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Baptista Júnior.
A Imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont” foi instituída na aeronáutica em homenagem ao espírito do imortal brasileiro, Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinqüentenário do primeiro voo do mais-pesado-que-o-ar.
É uma distinção concedida a militares do comando da aeronáutica que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das forças armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem especial e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à aeronáutica brasileira.
A medalha é alusiva aos 148º aniversário do patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont.
O Comandante – Geral, Coronel Vasconcelos, ressaltou a importância da integração entre a Força Áerea Brasileira e a Polícia Militar do Distrito Federal. Ele destacou, ainda que essa é a primeira comenda recebida pela FAB.
“É uma deferência muito importante essa medalha que aumenta o nível de responsabilidade entre as instituições, as quais são muito profícuas em prol das atividades da Polícia Militar do Distrito Federal, desde que assumi o comando temos trabalhado para uma forte integração das forças de segurança de maneira muito clara, pois essa união é facilitada pelos líderes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública”. Afirmou.
Estiveram presentes no evento o Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, o Vice-Presidente da República Hamilton Mourão, Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Neto, Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva, Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior e oficiais-generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica.