A Polícia Civil do Maranhão prendeu preventivamente, na última quarta-feira(11), no bairro Vila Conceição/Altos do Calhau, um homem investigado por ser integrante de uma organização criminosa com forte atuação nos crimes de tráfico de drogas e armas em São Luís. Esse é o décimo primeiro mandado de prisão preventiva de uma operação desencadeada em dezembro de 2020.
Segundo o Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), na época, grande parte do bando criminoso foi capturada em São Luís, sendo também dado cumprimento a medidas cautelares nos Estados do Piauí e São Paulo.
A investigação teve como base as prisões em flagrante de quatro indivíduos em janeiro de 2020 pela Polícia Militar, que após praticarem um homicídio no bairro Vila Magril, foram capturados com armas de fogo, munições e rádios comunicadores.
A Polícia Civil concluiu que um ataque contra integrantes de facção rival, havia sido orquestrada por uma facção criminosa de âmbito nacional que objetivava aumentar sua área de influência em São Luís, sendo ainda possível identificar a estrutura organizacional e a qualificação de outros integrantes da mesma facção criminosa, dentre os quais o capturado. O preso foi encaminhado à Unidade Prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.