Em 25 de agosto de 1982, em ato do então Governador do Estado José Amaral de Souza, pelo Decreto Estadual 30.816, definiu-se as diretrizes para implantação do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), que seria constituído de três Companhias de Polícia Militar e de um Pelotão de Comando e Serviços, sediado no município de Canoas.
Sua área de ação abrangeria ainda os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba e Viamão, seu efetivo seria constituído de oitocentos e vinte um policiais militares, dos quais trezentos e sete seriam remanejados do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), batalhão este no qual pertenceu até então como 3ª companhia, e os demais, viriam de batalhões da Capital.
Atualmente conta com cinco companhias, distribuídas em locais estratégicos da cidade, cada segmento é responsável por uma área de ação, sendo referência em seus bairros.
Nesse 25 de agosto de 2021 o 15º BPM comemora 39 anos de integridade, profissionalismo, capacitação e dedicação a manutenção da Ordem Pública e Paz Social. Orgulha-se em servira a comunidade e a sempre procurar, efetivamente, prestar um serviço de qualidade a população.
Sempre buscando o pioneirismo em suas práticas, procura implementar ações e recursos materiais, pessoais e tecnológicos que possibilitem a obtenção de resultados práticos e eficientes para a salvaguarda dos cidadãos a que assiste.
Nenhuma história se faz sozinha e o 15º BPM enaltece e reconhece os vários setores da sociedade que colaboram, cooperam e apoiam nessa intensa e incansável caminhada que se empenha em levar segurança e bem-estar a toda comunidade.
Nossa deferência aos que partilharam esse caminho percorrido até então, engrandecido pelo trabalho, esforço, abnegação e dedicação de todos os militares que trilharam sua história paralelamente a esta instituição. Aos homens e mulheres que diuturnamente se fizeram presentes junto à comunidade dedicando sua vida em favor da Segurança Pública.
O 15º BPM continuará sua missão sempre em busca do aprimoramento técnico e do serviço prestado ao cidadão.
“Bons soldados, seremos, emitem
Justiça, Isenção e Valor.”
Cel RR Ibes Carlos Schmitz Pacheco (Canção do 15º BPM)