Nesta segunda-feira (23), às 9h, o governador Rodrigo Rollemberg lança operação Cidades Limpas na Estrutural. A iniciativa atuará na desativação de pontos clandestinos de despejo de lixo, no recolhimento de carcaças de carros e no combate ao mosquito da dengue.
Lançado em novembro do ano passado, o programa Cidades Limpas já realizou operações no Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia e Brazlândia. Entre as ações habitualmente executadas pela força-tarefa estão o recolhimento de entulho, troca de lâmpadas queimadas, pintura de meio fio, poda de árvores, ações tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo e recuperação da sinalização de trânsito. As diversas frentes de trabalho são adaptadas de acordo com as prioridades de cada uma das cidades.
Quando falamos em segurança pública, estamos diretamente falando em aproximação da comunidade, visando conquistar a confiança dela e de qualidade de vida. Também estamos falando em redução do espaço de atuação dos criminosos, por meio de ações rápidas e focadas. Uma cidade limpa tende a ser uma cidade bem mais segura! A Teoria das Janelas quebradas reforça a ideia de que a sensação de abandono tende a aumentar o abandono.
Sendo assim, limpar a cidade é um ato louvável, pois também ajuda a melhorar a qualidade de vida e a segurança da população em todos os níveis.
As prioridades são o combate a pontos clandestinos de despejo de lixo, recolhimento de carcaças de carros abandonados e manejo ambiental para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Também haverá retirada de entulho de uma área particular perto da Cidade do Automóvel.
Entre as ações habitualmente executadas pela força-tarefa estão o recolhimento de entulho, troca de iluminação pública queimada, pintura de meio fio, poda de árvores, ações tapa-buraco e limpeza de bocas de lobo. As diversas frentes de trabalho, no entanto, são adaptadas de acordo com as prioridades de cada região.
Participarão também dessa edição do programa a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).
Serviço: Lançamento da operação Cidades Limpas na Estrutural
Horário: 9h
Local: Antigo PCS, entrada da Estrutural