O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Marcio Cavalcanti Vasconcelos, participou da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG) de 2021. O encontro acontece nos dias 15 e 16 de setembro em Brasília- DF.

Fotos: Paulo Jamir / CCS/ PMDF

Durante a reunião do CNCG – PM/CBM foram discutidos temas relacionados à segurança pública, e contou com presença de várias autoridades, dentre elas o secretário nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim, Presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil , Coronel Euller de Assis Chaves, Presidente do Conselho Nacional do Corpo de Bombeiros Militares, Edgard Estevo da Silva, Secretário-adjunto da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Coronel Braúlio do Carmo Vieira Melo, Secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ana Cristina Melo Santiago, Presidente da Confederação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, Coronel Jorge Teza, além dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares da Federação e do Distrito Federal.

Para o comandante-geral da PMDF, o encontro é um momento de troca de experiências entre as instituições que promovem a segurança pública nos estados.

“Ocasiões como esta nos permitem discutir de forma coerente os temas relacionados à segurança , observar as práticas de sucesso, analisar as dificuldades e propor soluções com foco na qualidade de vida do cidadão. ”, destacou o coronel Vasconcelos.

No decorrer da solenidade de abertura a Secretária Institucional do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, Tenente-Coronel Benedita Soares, proferiu uma homenagem aos policiais e bombeiros militares falecidos em decorrência do Covid-19, dentre aos homenageados a senhora Gianni de Souza, viúva do 2º sargento da PMDF, Andrey Charlles de Souza (falecido em dez de agosto de 2021).

“Apaixonado tanto por sua esposa e seus filhos, quanto por sua carreira o sargento dedicou-se vinte anos a corporação e, nesta singela homenagem o CNCG tem sua memória exaltada por representar todos os policiais militares que faleceram por essa doença, também não poderíamos deixar de lembrar de todos outros bravos guerreiros que se recuperaram e retornaram para o front de batalha.” Completou a Tenente-Coronel.

Sobre o CNCG

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) é um colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal. O CNCG existe desde 12 de fevereiro de 1993 e é sediado em Brasília – DF.

Uma das finalidades do CNCG é participar da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas à segurança pública, propondo medidas de colaborando na sua implementação. Tem como missão o fortalecimento e articulação dos Sistemas de Segurança Pública, Defesa Social e Defesa Civil, atuando em rede de cooperação com as Instituições Militares Estaduais do Brasil, consolidando a eficiência dos serviços e a promoção da cidadania.