Fotos: Cabo Milhomem / CCS/ PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal realizou na manhã desta sexta-feira (17), a Formatura de Liberação do Policiamento dos Programas Sociais Preventivos de Segurança Pública da Corporação, na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB).

As atividades dos 34 (trinta e quatro) programas e ações sociais desenvolvidos em 12 (doze) Unidades Policiais Militares são coordenadas pelo Centro de Políticas de Segurança Pública, este é um órgão de apoio subordinado ao Subcomando da Corporação.

Os andamentos das atividades desenvolvidas pelos programas estavam suspensos desde o mês de março de 2020 como medida protetiva diante do enfreamento da pandemia de COVID-19.

A solenidade teve como objetivo formalizar a liberação do policiamento que atua nos programas preventivos de Segurança Pública e a retomada das atividades presenciais nos eixos Educacional, Saúde, Arte e Esportes que atendem a comunidade do Distrito Federal, contribuindo para a prevenção e redução dos índices criminais da sociedade do Distrito Federal. Além disso, dar transparência e publicidade às ações desenvolvidas pelos policiais que atuam nos Programas e Ações Sociais da Instituição.

Na ocasião, a chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública, Major Isabela Souza, falou da importância dos projetos estabelecem parceria e aproximação entre polícia e comunidade, o que amplia o policiamento comunitário focado em alternativas saudáveis e na prevenção de riscos e vulnerabilidades e agradeceu aos convidados presentes na solenidade.

“Agradeço ao Comando da PMDF pela confiança no trabalho desenvolvido pelo Centro de Políticas de Segurança Pública; ao efetivo do CPSP pelo espírito de corpo e lealdade; a cada um dos policiais militares que atuam nos programas pela resiliência e dedicação: sem os senhores nada aconteceria; e agradeço à comunidade, aqui representada por alunos dos diversos programas, seus pais ou responsáveis e pelos alunos dos Colégios Cívico-Militares CED 01 do Itapoã e CED 07 de Ceilândia: vocês são nosso maior tesouro.” Disse a major.

O evento contou com estandes dos programas sociais da PMDF, com a presença dos mascotes relativos aos programas, e também com exposição de viaturas e equipamentos policiais,  demonstrações de emprego de tropas especializadas. Foram disponibilizados materiais, como folders informativos, com orientações sobre prevenção às drogas e aos acidentes de trânsito e acerca da educação ambiental, além de divulgação do belíssimo trabalho desenvolvido pelos programas da Corporação, visando à interação com o público presente na solenidade.

O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, explicou a importância e a finalidade dos programas sociais da PMDF para todos os presentes no evento e em seguida fez a liberação da tropa formada por policiais militares no pátio da academia para atuarem com esses projetos institucionais.

Estiveram presentes na formatura autoridades militares da PMDF, coordenadores, instrutores e alunos matriculados nos Programas e Ações Sociais desenvolvidos no âmbito da Corporação, além dos pais ou responsáveis por esses alunos e de representantes da comunidade local envolvidos nessas ações.

Vale lembrar que a instituição continua seguindo todos os protocolos de biossegurança referentes ao enfrentamento da COVID-19.