No Distrito Federal, crianças de até 11 anos são vítimas em 40% dos casos de pedofilia investigados pela Polícia Civil. Esses crimes são praticados, em 50% das vezes, por pessoas de 18 a 40 anos, sendo 95% por molestadores do sexo masculino. As características do estupro que vitima crianças e adolescentes e um raio-x completo do crime na capital da República deu origem a um livro, escrito pela delegada Valéria Martinena, que chefiou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) entre 2011 e 2015.
O livro Pedofilia: fatos baseados na vida real – que será lançado às 19h de quinta-feira (6/4), na Livraria Cultura do Pátio Brasil –  aborda o tema de forma direta, com informações úteis aos pais, professores, profissionais da área de saúde e investigadores policiais sobre um inédito protocolo de atendimento às vítimas, desenvolvido pela autora.
Na publicação, diversos e variados casos acolhidos na DPCA foram compilados e analisados com o propósito de fazer um alerta às famílias.O livro também apresenta sugestões para a melhoria no modelo de atendimento e de proteção das vítimas, destacando o papel da família e da sociedade em prol da redução das sequelas deixadas pelos crimes.
O leitor encontrará ainda respostas para perguntas colhidas em várias palestras da delegada e em sua experiência diária, como a distinção entre pedofilia e abuso sexual, bem como uma importante seção de serviços intitulada “Onde procurar ajuda no Distrito Federal”. Ali há nomes, telefones e endereços dos conselhos tutelares, delegacias especializadas e postos do Programa de Atenção à Violência no DF.
Fonte: Metrópoles