Fotos: Paulo Jamir/CCS/PMDF
Nesta quinta-feira (7) às 8h, no auditório do complexo da sede da Polícia Rodoviária Federal, aconteceu a aula inaugural do VI Curso de Negociador Policial Nível Misto – 2021.
A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a apresentação das autoridades presentes no evento: o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos, o chefe do Estado Maior, coronel Reginaldo de Souza Leitão, o chefe do Departamento de Operações, coronel Jorge Eduardo Naime, o Subchefe do Departamento de Operações, coronel Rigueira, o comandante do Batalhão de Operações Especiais, tenente-coronel Wesley Santos, o Diretor Executivo da Policia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Jean Coelho, entre outras autoridades.
O evento seguiu com a palestra ministrada pelo chefe do Estado Maior, coronel Reginaldo de Souza Leitão e o veterano coronel Alexandre Sérgio, que desejaram boas-vindas aos futuros negociadores e proferiram instruções importantes que serão exploradas pelos alunos durante o curso.
Na ocasião ele citou Madre Teresa de Calcutá, que disse, “Não é o quanto fazemos, mas quanto amor você dedica no que faz que realmente importa.”
O curso iniciou em 6 de outubro com término previsto para 19 de novembro de 2021 e carga horária de 325 horas, sendo coordenado pelo Batalhão de Operações Especiais com a participação de profissionais de várias áreas, dentre as disciplinas, além das que já fazem parte do treinamento militar, destacam-se arte cênicas, psicologia, neurolinguística.
Esta edição do curso conta com 16 policiais da PMDF, dois oriundos da Polícia Militar do Acre, além de dois Policiais da Polícia Legislativa da Câmara Federal.
O objetivo é capacitar policiais militares ao exercício da atividade de Negociação em situações de crises de natureza policial, tais como: vítimas ou reféns localizados, suicidas armados, entre outras. As instruções serão ministradas no BOPE – PMDF.
Ao fim do evento, para materializar o agradecimento pelas palestras proferidas aos alunos do curso, o Chefe do Estado Maior, Coronel Reginaldo de Souza Leitão, entregou uma challenge (moeda) da Polícia Militar para o veterano coronel Alexandre Sérgio que foi negociador policial. E o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos entregou um certificado e uma panóplia (bandeira) do BOPE para Chefe do Estado Maior.