Na sexta-feira (08/10), os policiais militares do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar realizaram operação conjunta que contou com a participação do 32° BPM de Sapiranga, Canil do 3° BPM de Novo Hamburgo, Corpo de Bombeiros Militares, Guarda Civil Municipal de Sapiranga e fiscais das Prefeituras Municipais de Campo Bom, Parobé, Sapiranga e Taquara. A ação realizada ERS-239, buscou o combate ao crime em sua forma geral, a prevenção e a segurança viária.
A operação integrada iniciou às 22h com uma breve reunião, que contou com a presença do Secretário de logística e transportes do Governo Estadual, Sr Juvir Costella e do Diretor Presidente da EGR Sr Marcelo Gazen, onde foram repassadas as informações sobre o evento e logo após as guarnições mobilizadas em suas áreas de atuações.
Os agentes atuaram na fiscalização de casas noturnas, danceterias e foram realizadas barreiras como forma de fiscalização de trânsito com uso de etilômetros e busca veicular com apoio de cães farejadores.
Durante a fiscalização em dos pontos localizados na ERS-239 km 26 em Sapiranga, foi abordado o veículo Fiat Palio com placas de Sapiranga e após revista veicular, foi localizado no porta luvas, uma pistola 9mm carregada com 10 munições e com sua numeração raspada. O condutor de 37 anos recebeu voz de prisão e foi conduzido até delegacia de pronto atendimento de Novo Hamburgo.
E por volta das 02h da madrugada do dia (09/10) na ERS-239 km 26 em Sapiranga, durante fiscalização em uma casa noturna localizada as margens da rodovia, foi realizada revista pessoal e identificação dos clientes do local e localizado com um homem de 22 anos, (12) porções de uma substância semelhante a cocaína, sendo dada voz de prisão e conduzido a delegacia de pronto atendimento de Novo Hamburgo.
Na operação, foram interditadas 03 boates, 186 pessoas identificadas, 38 veículos fiscalizados, 08 autuados por infração de trânsito, sendo 04 por recusa ao realizar o teste do etilômetro, 01 veículo removido, 01 arma apreendida, 03 caça-niqueis, uma prisão por tráfico de drogas (12 pinos de cocaína), 03 termos circunstanciados por posse de entorpecentes, 01 por jogo de azar e 01 por infringir medidas sanitárias preventivas, no qual, 28 pessoas foram autuadas por aglomeração e não uso da mascara de proteção.