O mais antigo Batalhão da PMMA, 1º Batalhão de Polícia Militar, “Batalhão Brigadeiro Falcão”, comemorou na manhã desta quinta-feira (14), 55 anos de criação. A unidade criada em 1966 tem uma longa história que remota aos anos de 1923 à 1989, período que suas instalações eram no convento das Mercês, na Rua da Palma, Centro de São Luis. Funcionou também no Quartel do Comando Geral e em 1969, mudou-se par a Av. João Pessoa, bairro Outeiro da Cruz.
No ano de 2017, foi inaugurada a nova sede da unidade na área Itaqui-Bacanga, na Avenida dos Portugueses, próximo à praça do Bacanga.

A solenidade aconteceu no auditório central da Universidade Federal do Maranhão e foi presidida pelo secretário de segurança pública, Jefferson Portela. Também participaram o comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, demais coroneis do alto comando, parceiros do Batalhão, lideranças comunitárias, conselheiros de seguranças, oficiais e praças da corporação.

Na programação da solenidade foram homenageados com certificados os militares que se destacaram nos serviços operacionais e no administrativo. Também foram entregues o certificado ‘Amigos do 1º BPM’, reconhecendo pessoas da sociedade pelo apoio incondicional da população dado ao comando da unidade.

Autoridades, comandantes de unidades e convidados receberam placas comemorativas dos 55 anos do Batalhão. Policiais que passaram para reserva após 30 anos de serviço, também foram homenageados.

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Cláudio André, agradeceu o desempenho da tropa do batalhão pelos resultados alcançados e às autoridades pela confiança no seu trabalho. “Só temos a comemorar pelo patamar que chegamos no que diz respeito ao combate ao crime e promoção da paz social. Agradeço a todos policiais e todos que contribuíram para nosso trabalho”, finalizou.

O comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro elogiou a gestão do comandante do 1º BPM e parabenizou a tropa. “Agradeço aos parceiros e a sociedade civil pela contribuição tão importante. Parabéns ao comandante que desenvolve uma gestão eficiente aliada ao social e a todos os policiais que se dedicam dia e noite ao serviço de proteger à sociedade”, frisou.

Já o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou a história do Batalhão e os avanços até se chegar a implantação da unidade no eixo Itaqui-Bacanga. “Este Batalhão é detentor de uma importante história de serviço público de segurança; foram vários momentos até se chegar na área do Itaqui-Bacanga. Gostaria de parabenizar em especial os que fazem e fizeram parte do 1º BPM. Vocês são heróis”, disse.