Policiais militares do BPMA faziam patrulhamento em Taguatinga Sul quando receberam a informação do serviço de inteligência sobre a criação irregular de pássaros silvestres na QSF 02.
Na casa os policiais encontraram diversas gaiolas de aves silvestres penduradas na residência. O morador do local acompanhou a diligência. Foram encontrados nove pássaros silvestres criados irregularmente, sendo quatro canários, quatro papa capim e um caboclinho, além de 7 gaiolas e dois alçapões, todas mantidas irregularmente em cativeiro e sem anilhas de identificação.
Indagado a respeito da licença ou autorização para a criação dos pássaros, o morador da casa informou não possuir. Os pássaros apreendidos são oriundos da fauna silvestre brasileira e não estão ameaçados de extinção, não apresentando sinais de estarem sofrendo maus tratos.
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, foi ofertado para o infrator a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência no local. O autor concordou e assinou o termo de compromisso no qual se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado. Desta maneira, os pássaros foram apreendidos e encaminhados para o CEAPA/BPMA para posteriormente serem entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres CETAS-DF/IBAMA.