O Subgrupamento de Operações Náuticas (SGON) da Guarda Marítima da GM-Rio notificou mais 73 embarcações que estavam acondicionadas irregularmente, nesta quarta-feira (17/11), em praias da cidade. As notificações foram realizadas na Praia dos Amores e na região do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Na terça-feira (16/11), outras 27 embarcações já haviam sido notificadas na Praia da Urca, na Zona Sul. Em dois dias de fiscalização foram 100 notificações aplicadas. Os proprietários dos barcos terão prazo de 10 dias para a regularização. Caso as irregularidades permaneçam, as embarcações serão apreendidas.
Desde sua criação, em 2020, a Guarda Marítima da GM vem realizando diversas ações de fiscalização nas praias, lagoas e no oceano, na faixa correspondente ao município, em conjunto com órgãos como a Capitania dos Portos e o Instituto de Conservação da Biodiversidade Chico Mendes (ICMBio) com foco no ordenamento do tráfego de embarcações, coerção a pesca irregular, entre outras coisas.
No início do mês, no dia 6, equipes do SGON e do ICMBio apreenderam uma rede de pesca irregular e 73 quilos de peixes de espécies diversas no Arquipélago das Cagarras, que fica no Oceano Atlântico, a cerca de cinco quilômetros de distância da Praia de Ipanema. No momento da apreensão não havia embarcações próximas e o proprietário não foi identificado. Contudo, o material irregular foi apreendido e os peixes foram doados para uma instituição de assistência social.