Policiais militares do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), apreenderam 20 pássaros em duas ações em São Sebastião e Ceilandia, na tarde desta quinta-feira (25).
Na primeira ação, a equipe do Grupamento Tático Ambiental (GTA), durante patrulhamento em São Sebastião, visualizaram duas gaiolas contendo aves pendurada na garagem de uma casa. Ao entrar na residência, com a autorização do proprietário, encontraram 08 (oito) exemplares de papa-capim 01 (um) Coleirinho, 06 (seis) Canários da Terra e 02 (dois) curió.
Como o autor não possuir autorização para criação de ave silvestre, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência/PMDF baseado no artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98 c/c arts. 61 e 69 da lei 9.099/98,
Na segunda ação, em Ceilandia, a equipe do Grupo de Operações do Cerrado (GOC), visualizou uma gaiola na garagem de uma residência. Após ter a entrada franqueada pela moradora do referido endereço, apreendeu com base na lei 9605/98, art. 29 parágrafo 3º, 3 (três) Periquitos do encontro amarelo criados sem qualquer licença ou autorização, e confeccionou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor da infratora.
Os pássaros foram encaminhados ao CETAS-IBAMA para providências cabíveis.