Encerrou nesta sexta-feira (26/11) a Semana Maria da Penha nas Escolas, iniciada no último dia 22, com diversas ações da Brigada Militar em todo o estado para a prevenção e redução da violência doméstica.
Na área do CRPO Litoral, policiais militares das Patrulhas Maria da Penha e Patrulhas Comunitárias e instrutores do Proerd do 8º BPM e do 2º BPAT realizaram palestras em escolas, blitz no trânsito e participaram de live sobre o tema.
Foram atingidos cerca de 1.250 alunos com palestras em 32 escolas em Osório, Palmares do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Capivari do Sul, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Rolante, Tramandaí, Capão da Canoa, Mampituba e Torres. Também foram realizadas 12 blitz no trânsito, com orientações e distribuição de folheteria sobre a rede de apoio à violência doméstica.
Na Câmara de Vereadores de Osório, na noite da quinta-feira (25), ocorreu uma live sobre violência contra a mulher com a participação do comandante da 1ª Companhia Policial-Militar do 8º BPM, capitão Ferri, e a soldado Franciele dos Santos, que atua em Patrulha Maria da Penha.
A Semana Maria da Penha nas Escolas foi instituída em setembro deste ano pela Lei Estadual 15.702 e está prevista para acontecer anualmente na última semana do mês de novembro para que a comunidade escolar seja orientada ou amplie o conhecimento sobre as leis Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/06) e do Feminicídio (Lei Federal nº 13.104/15).