De acordo com levantamento realizado a partir de informações do Comando de Policiamento Trânsito (CPTRAN), de novembro ao dia 03 de dezembro de 2021, cerca mil crianças foram atendidas pelo Grupo de Prevenção e Educação para o Trânsito por intermédio do Programa Guardiões do Trânsito.
As ações, eventos, atividades, programações e reuniões foram realizadas por meio de palestras, apresentações e workshops para os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas.
O curso tem a duração de cinco dias e objetiva formar “Guardiões do Trânsito” multiplicadores da segurança. Esses guardiões, onde quer que eles estejam, seja como pedestres, ciclistas ou passageiros, irão atuar auxiliando os policiais militares, retransmitindo as informações que aprendem no programa. Eles recebem orientações necessárias para um trânsito seguro.
Esses conhecimentos são sobre faixa de pedestres, semáforos, necessidade de utilizar o cinto de segurança, equipamentos de segurança das crianças dentro do veículo, valores das multas, o perigo da mistura “bebida e direção”, dentre outras noções. Ao final do curso, os alunos recebem a carteirinha de Guardiões do Trânsito.
Em 2019, ano de criação do projeto, foram atendidas 300 crianças em apenas três meses. Devido à pandemia o projeto não foi realizado em 2020, e retornou no ano seguinte com o inicio das aulas presenciais.
Preocupada com a segurança no trânsito, a Polícia Militar do Distrito Federal realiza estas ações em escolas para conscientizar o futuro adulto da importância de respeitar as regras e trânsito e, consequentemente, reduzir acidentes nas vias do Distrito Federal.
*Com informações cabo Praxedes CPTRAN