Fotos: Kellen Silva
A Polícia Militar inaugurou na noite desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, a Central de Monitoramento Remoto (CMR) do 15º Batalhão, localizado na Estrutural. Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos, a Administradora do SIA e da Estrutural, Vânia Gurgel, o subsecretário da SOPI (Subsecretaria de Operações Integradas), coronel Fábio Augusto, o coordenador de planejamento da SOPI coronel Luiz Marcelo, dentre outras autoridades civis e militares.
O primeiro a falar foi o comandante do 15º Batalhão, major Arantes. Ele falou sobre a Área de Segurança Prioritária, um plano de governo com a participação de diversas secretarias que trouxe um novo conceito para comunidade da Estrutural. Ele lembrou do início do seu comando, no dia 13 de maio, quando se reuniu com a administradora. Segundo ele, uma das premissas do Batalhão é se aproximar da comunidade, trazendo para a inauguração da CMR, parte da liderança comunitária local. Ele apresentou na mesma solenidade o novo Grupamento Tático Motociclístico (GTM) do Batalhão, o PROVID que estava alojado no 4º Batalhão (Guará), e a criação do novo Policiamento Comunitário com a chegada de 20 policiais formados recentemente no CFP VII.
Em seguida foi a vez da administradora Vânia Gurgel fazer uso da palavra. Ela disse que nunca havia conhecido um major tão especial, tão presente, tão prestativo como o major Arantes. Ela disse que a comunidade da Estrutural só tem a ganhar com ele, exemplificando isso com uma situação em que o major saiu de sua casa por volta de 1 hora da manhã para atender uma demanda da comunidade. Falando diretamente para o Secretário de Segurança, a administradora disse que o major Arantes “nunca disse não!”. Vânia Gurgel fez questão de dizer que providenciou a placa colocada em frente ao 15º Batalhão com os seguintes dizeres: “15º Batalhão, o Melhor Batalhão”.
Logo depois, o comandante-geral fez uso da palavra. O coronel Vasconcelos disse estar muito feliz com as palavras da administradora, mas que aquilo, para ele, era não era novidade nem surpresa, pois ele conhece a competência do major Arantes. Ele se dirigiu em especial aos policiais do 15º Batalhão: “o nosso maior bem são os nossos homens e o maior bem dos nossos homens é a população, pois a única e verdadeira razão da existência da Polícia Militar é servir e proteger”. Sobre a Central de Monitoramento, o comandante disse que ela representa um avanço muito importante. O investimento em tecnologia como o monitoramento acaba fazendo com que os índices criminais estejam em queda, mesmo com um efetivo menor em relaçãoa anos anteriores.