Os alunos formandos em 2021, do 9º Ano do Colégio Militar Tiradentes (CMT), participaram da solenidade de conclusão do curso de Ensino Fundamental, nesta quinta-feira (9), no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano.
A formatura é um importante rito de passagem em que reflete a alegria e a gratidão de professores, pais e alunos pela etapa concluída, cientes de que um novo ciclo de estudos se iniciará em breve.
A solenidade foi abrilhantada pela presença da Banda de Música do CMT, regida pela tenente Edna, e contou com a presença do coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, comandante-geral da PMDF, coronel Carlos Renato Machado Paim, secretário Nacional da Segurança Pública, coronel Reginaldo de Souza Leite, chefe do Estado-Maior da PMDF, coronel Rodrigo Moreira de Souza, chefe do Departamento de Educação e Cultura, tenente-coronel José Ítalo Soares Tomaz, comandante do CMT, entre outras autoridades, civis, militares, pais, professores, instrutores, familiares e convidados.
Durante o evento, houve a apresentação artística dos alunos Heros e Vasconcelos, juntamente com as alunas Eduarda Ramos e Letícia Lima, que tocaram a música tema do filme “A Bela e a Fera”. As alunas Mariana Lino e Laura Gomes também se apresentaram e tocaram a música “Onde anda você” de Vinícius de Morais e Toquinho.
O comandante do colégio, tenente-coronel Ítalo, proferiu palavras de agradecimento pela presença das autoridades militares e convidados. Ele falou de sua gratidão pelo amor de todos os envolvidos no projeto CMT. “Vamos juntos, unidos, fazer o possível e às vezes o impossível, para que nossas crianças realizem os seus projetos de vida”. E para as estrelas da formatura reforçou: “nós, escola e família, estaremos sempre juntos de vocês para orientá-los”.
Em discurso, o comandante-geral, coronel Vasconcelos, reconheceu a importância de cada etapa vencida pelos formandos. “Meus queridos alunos, honrados patriotas, aqui encerra-se uma pequena parcela da grande jornada que vocês ainda têm pela frente”. E completou: “daqui, certamente, sairão advogados, médicos, juízes, matemáticos, físicos, promotores, ministros, talvez até presidente da República. Sigam seus sonhos, persigam seus sonhos”, aconselhou.
O coronel Paim também fez uso da palavra, elogiou a Banda de Música composta por alunos do CMT e de sua satisfação de ter acompanhado o progresso do colégio. “Vamos formar brasileiros bons, dignos, aptos a assumirem qualquer função e fazerem a diferença”, declarou.
Antes do término da solenidade, houve a entrega simbólica dos certificados aos formandos e uma homenagem aos professores, monitores e pais pelo suporte durante a jornada. “Vocês, que estão aqui na nossa frente, não são pessoas passageiras, mas marcos em nossas vidas, pessoas em que podemos confiar e contar em qualquer momento”, declarou o aluno Gabriel Franceli Moreira.