Em três ações distintas policiais militares do 3º Batalhão retiraram duas armas de fogo das ruas da cidade de Governador Edison Lobão e um simulacro de arma de fogo (arma falsa) na cidade de Imperatriz (MA). As ações resultaram na prisão de duas pessoas por porte ilegal de arma de fogo e uma por desacato e portar arma de fogo falsa.

Na manhã de sábado (1), a viatura do Destacamento da cidade de Governador Edison Lobão recebeu uma denúncia informando de que um indivíduo armado estaria ameaçando a companheira.  Chegando ao local, a vítima foi localizada e informou que o esposo estava no interior de sua residência. Com a autorização da vítima, os militares  adentraram na casa e localizaram o acusado tentando sair pela lateral. O pai do acusado fez a entrega de uma arma de fogo calibre 22, com uma munição, para a guarnição a qual foi entregue juntamente com o acusado na Delegacia de Polícia Civil.

Na noite no mesmo dia, a viatura recebeu denúncias via celular funcional de que havia um indivíduo supostamente armado na rodovia BR 010, A guarnição foi ao local, e ao dar voz de parada o homem, ele fugiu adentrando no matagal e abandonou uma arma de fogo calibre 22. O objeto foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Na madrugada de domingo (2), a viatura do 3º BPM realizava rondas pela Avenida Beira Rio,  em Imperatriz (MA), quando foi acionada por populares que havia um indivíduo supostamente armado no local, foi feito o pedido de parada para o suspeito, ele não obedeceu e jogou o seu veículo pra cima da guarnição, resistindo a abordagem. Com o acusado foi encontrado um simulacro de arma de fogo.   O homem foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.