DF// Apagão deixa 128 mil às escuras no DF. Também faltou luz em 19 estados

Foram atingidos ainda AM, AL, RJ, SE, CE, PB, PI, PE, RN, PA, MA, BA, TO, SC, SP, MG, MT e GO. Houve instabilidade no Paraná

ISTOCK

A queda de energia que afetou várias cidades do Nordeste e do Norte do país no início da tarde desta quarta-feira (21/3) se espalhou também pelo Centro-Oeste e o Sudeste. No Distrito Federal, 128 mil pessoas ficaram no escuro durante esta tarde. Quatro subestações de energia foram desligadas automaticamente entre 15h48 e 16h08, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), deixando sem luz moradores de Planaltina, Contagem, Brazlândia e Gama nesse período.
Na Bahia, a luz caiu em diversos bairros de Salvador e outras localidades pelo estado. O metrô da capital baiana parou de funcionar por volta das 15h50. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou as informações.
Por enquanto, há notícias de falta de energia também em Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Tocantins, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiânia. Houve instabilidade no Paraná.
Nas redes sociais, muitos usuários relatam o problema. “Apagão em Recife, Fortaleza, Natal… Que que isso”, escreveu um internauta. “Apagão no Nordeste? Tá faltando energia aí?”, escreveu outro. “Apagão de energia no Nordeste. Está faltando energia no Nordeste. Recebi relatos de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Tanto nas capitais quanto no interior”, diz outra mensagem.
Outro lado
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que uma linha do bipolo de Belo Monte caiu. De acordo com o ele, algumas áreas já estão sendo restabelecidas.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que o apagão foi causado por uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN), formado por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da Região Norte.
“Uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”, informou a ONS.
Por volta das 19h30, a ONS informou que a energia havia sido restabelecida em 100% da região Norte e 60% do Nordeste.
Fonte: Portal Metrópoles