A cerimônia de encerramento do VIII Curso de Operador Aerotático (COAT) foi realizada na manhã desta sexta-feira (21), no Quartel do Comando de Policiamento Aéreo (CPAER). A solenidade contou com a presença do comandante-geral, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, do subcomandante-geral, coronel Hércules Freitas, dentre outros oficiais e praças policiais militares e convidados.
O curso começou no dia 26 de novembro de 2021, com 19 alunos, e terminou com nove formandos.
Os novos tripulantes chegaram pelos ares, a bordo dos helicópteros do Batalhão de Aviação Operacional da PMDF (BAVOP). Em seguida, o tenente Eucimar, comandante do VIII COAT, fez a apresentação dos novos tripulantes e teve início a premiação dos três primeiros colocados.
Em primeiro lugar ficou o cabo Marílio Lemes da Costa, em segundo, o cabo Fernando Marcos da Silva Guerra e, em terceiro, o 2º sargento Peterson Machado de faria. Eles receberam as homenagens das mãos dos coronéis Vasconcelos e Hércules e da 2º sargento Carla Junker, primeira colocada do 1º COAT do ano de 2004.
Logo após a homenagem aos primeiros colocados, os padrinhos realizaram a entrega dos brevês aos tripulantes.
O major Vieira, subcomandante do BAVOP, fez a leitura da ordem do dia produzida pelo comandante do batalhão, coronel Castellar, na qual ele fala sobre o orgulho de ter comandado o primeiro COAT em 2004 e a honra de hoje comandar o BAVOP.
O comandante-geral, usando seu brevê, relembrou quando em 1996 fez o curso de tripulante operacional na cidade do Rio de Janeiro. “Hoje temos uma escola de aviação homologada pela ANAC e uma escola de mecânicos também homologada. Só isso traz uma economia para o estado e para corporação de mais de um terço do valor que nós empregávamos em manutenção e formação”, ressaltou o comandante.
Finalizando a cerimônia foi exibido um vídeo com momentos do curso e comandado o último fora de forma pelo tenente Eucimar.