Em Planaltina, ocorreu a Operação Força Conjunta, uma ação integrada entre Detran, PMDF, DER e PRF
Texto: Valquíria Cunha/Colaboração: Jaqueline Costa
(Brasília, 25/1/22) – Entre os dias 21 e 23 de janeiro, o Detran-DF realizou diversas ações de fiscalização nas regiões de Ceilândia, Brazlândia e Lago Norte. Em Planaltina, ocorreu a 12ª Edição da Operação Força Conjunta, que reuniu agentes de trânsito do Detran e do DER, policiais militares e policiais rodoviários federais, com o objetivo de coibir embriaguez ao volante e manter a ordem pública. Foram 10 pontos de abordagem na cidade, sendo três deles de responsabilidade do Detran.
Durante todo o fim de semana, os órgãos de trânsito do Distrito Federal realizaram 533 abordagens que resultaram em 295 flagrantes de alcoolemia – sendo quatro condutores levados à delegacia por apresentarem teor alcóolico considerado crime -, 26 remoções, 17 inabilitados, oito motocicletas com escapamento irregular, quatro condutores com o documento de habilitação vencido e 29 autuações por motivos diversos.
Destaque
Durante a Operação Força Conjunta de Planaltina, os agentes flagraram um veículo de cor branca com aproximadamente R$ 25 mil em débitos, sendo R$ 21.608,00 só de multas.
Operação Boas Festas
De 16 dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022, foram autuados no DF, 1.414 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, uma média diária de 44 flagrantes. Durante esse período, a fiscalização de trânsito autuou ainda 855 condutores inabilitados e 1.020 por conduzirem veículo não licenciado. Os dados incluem as autuações realizadas pelo Detran-DF e pela Polícia Militar do DF.
O Detran-DF realizou, até 16 de janeiro, a Operação Boas Festas que teve o objetivo de intensificar as ações de fiscalização destinadas a coibir condutores que insistem em dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Durante um mês foram realizadas 320 ações divididas em blitzes e ações de patrulhamento com a abordagem.
As ações ocorreram principalmente nas regiões da Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Gama, Lago Sul, Paranoá, Recanto das Emas, São Sebastião, Taguatinga e Vila Planalto. A prioridade foi de locais próximos a quadras comerciais, bares, restaurantes, setores de clubes, eventos e shows.