Uma comitiva da Polícia Militar do Distrito Federal fará uma visita técnica à Polícia Nacional da República Dominicana entre os dias 2 e 14 de fevereiro. A visita tem com objetivo levar conhecimentos técnicos e auxiliar na restruturação da força de segurança do país.
Segundo o Coronel Reginaldo de Souza Leitão, chefe do Estado-Maior da PMDF, a iniciativa para a cooperação técnica partiu da Embaixada da República Dominicana. “Durante uma visita a sede da embaixada dominicana, a embaixadora relatou que desde sua chegada ao país, ela observou uma maior sensação de segurança que Brasília proporciona, não só para o cidadão como também para o corpo diplomático. Foram apresentadas boas práticas implementadas na corporação e a embaixadora ficou interessada em levar este conhecimento para seu país”. Disse o coronel.
A Polícia Nacional Dominicana está passando por uma restruturação e por isso foi solicitado o apoio no sentido de levar conhecimentos técnicos e operacionais para serem agregados no processo de remodelação da força de segurança local.
As tratativas para a viagem técnica começaram em outubro de 2021 e envolveram o corpo diplomático e a cúpula da Polícia Dominicana. O Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, por ser o órgão responsável pela articulação do Governo do DF com assuntos de natureza internacional, e a Secretaria de Segurança Pública do DF tiveram papel imprescindível no acordo.
A comitiva da PDMF foi formada levando em consideração os conhecimentos técnicos e a experiência pessoal dos policiais de forma a atender a cinco eixos principais: treinamento e capacitação, programas de prevenção, controle e correição, operações especiais e policiamento voltado ao turismo ambiental.
Outro ponto que a PMDF auxiliará está ligado ao policiamento nos limites territoriais. A PMDF vai levar a experiência na área de integração como ocorre entre a PMDF e forças de segurança que atuam na região do entorno do Distrito Federal.
Além do aspecto técnico, a visita tem por objetivo a criação de um instrumento jurídico internacional definitivo para viabilizar novos acordos de cooperação técnica entre a PMDF e forças de segurança de outros países. O evento serve também para pavimentar o caminho para que outros órgãos da Segurança Pública do DF e de outros estados possam participar de intercâmbios internacionais.
Além do coronel Reginaldo, a comitiva da PMDF é formada pelo coronel Elziovan Matias Moreno, tenente-coronel Fábio Pereira, major Isângelo Senna e major Rafael Delatorres.